terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Garantia-Safra


Agricultores nordestinos começam a receber benefício do Garantia-Safra

Os pagamentos serão feitos nas mesmas datas definidas pelo calendário de benefícios sociais da Caixa.

PUBLICAÇÃO:02.02.2010


Agricultores de 53 municípios nordestinos que aderiram ao Programa Garantia-Safra começam a receber hoje (2) os benefícios relativos à safra 2008-2009. Portaria da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizando o pagamento foi publicada no Diário Oficial da União.

Os pagamentos serão feitos nas mesmas datas definidas pelo calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. O Garantia-Safra é um seguro de produção para agricultores residentes em áreas que registraram perda comprovada de mais da metade da produção agrícola, em função da seca ou do excesso de chuvas.

Os agricultores que vivem no Semiárido podem se inscrever no seguro, encaminhando ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) uma versão eletrônica da Declaração de Aptidão (DAP). Depois, devem procurar a ajuda de um técnico nos escritórios locais das empresas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ou nos sindicatos de trabalhadores rurais de seu município para complementar o documento com as informações utilizadas para o seguro, como área e culturas que pretendem plantar.