domingo, 21 de fevereiro de 2010

PRESIDENTE DO STF COMENTA SOBRE A CRISE DA CAIXA DE PANDORA NO DF.

CAIXA DE PANDORA » Brasília vive "uma metástase institucional", segundo Gilmar Mendes

Publicação:21.02.2010


Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Gilmar Mendes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, comentou a crise política instalada no Distrito Federal. Em entrevista divulgada pela TV Globo neste sábado (20/2), ele disse que ocorre em Brasília "o que se chama de uma metástase institucional". A afirmação mostra o quanto os ministros do STF, que irão julgar o pedido de intervenção federal no DF, estão sensíveis à questão.

"É o envolvimento aparente de todos os setores, apontando-se o envolvimento do governo, do próprio Executivo e também do Legislativo local em grande monta. É isso que torna o caso complicado", explicou Gilmar Mendes. Assim, o presidente do STF demonstrou que não pretende colocar apressadamente a votação da intervenção na pauta do Supremo.

Doença espalhada
O termo metástase é usado na oncologia (parte da medicina que estuda o câncer) para definir o processo da disseminação das células de um tumor malígno. É considerada a fase final da doença. Quando surgem metástases, quase sempre o tumor é incurável, pois significa que ele se espalhou pelo corpo todo.