quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Diretório nacional orienta que PP do RN suspenda eleição

Diretório nacional orienta que PP do RN suspenda eleição

Publicação:11.02.1010
O racha no PP, entre o grupo que apóia o deputado estadual Robinson Faria (que disputará o cargo de vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini) e a ala que defende aliança com o vice-governador Iberê Ferreira, candidato pelo PSB ao Governo, provocou uma interverência da executiva nacional no diretório estadual potiguar. Quando toda organização já começava a ser feita para eleição do novo diretório, que aconteceria no dia 8 de março, a orientação do presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles, foi para a manutenção do modelo “comissão provisória” no diretório.

Senador Francisco Dornelles  orienta dirigentes locais do PP a manter uma comissão provisóriaSenador Francisco Dornelles orienta dirigentes locais do PP a manter uma comissão provisória
O atual presidente do PP no Estado, Pedro Augusto Lisboa, confirmou que recebeu orientação do senador Dornelles para indicar uma comissão provisória, a partir de 8 de março (quando se vence o mandato da atual comissão). O novo diretório será integrado pelos 16 prefeitos eleitos pelo partido e ainda o vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire.

“A orientação que recebi (do senador Francisco Dornelles) foi para não fazer eleição. Vou fazer uma consulta à assessoria jurídica do partido. E ainda querem (o diretório nacional) que eu continue sendo o presidente”, comentou Pedro Augusto Lisboa.

Por trás de toda crise interna do PP está a tentativa do vice-governador Iberê Ferreira de assumir, com um nome do seu grupo, o comando do partido. Informação extraoficiais davam conta que ele teria se reunido na última terça-feira com o presidente do diretório nacional do PP para pleitear a indicação do novo presidente do partido. No entanto, a Assessoria de Imprensa do candidato a governador do PSB negou a reunião.

Eleição

Antes do anúncio da formação da nova da comissão provisória, o PP no Rio Grande do Norte se preparava para eleição do diretório estadual. O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, articulava a candidatura para assumir o diretório. Liderado do deputado estadual Robinson Faria, a eleição de Benes representaria a manutenção do grupo de Robinson Faria no comando da legenda. Benes Leocádio negou que fosse candidato, mas confirmou que “o meu nome estava sendo lembrado por alguns setores do PP”.

“Tem que ser analisada com cautela. Precisa discutir qual será a providência, pelos estatutos a eleição deve ser analisada no período da escolha do novo diretório”, comentou Benes Leocádio.

Se ele estava cotado pelo grupo de Robinson Faria, por outro lado, quem estava também sendo sondado para disputar a presidência era também o ex-secretário municipal de Esportes de Natal, João Ananias, conhecido como “Joquinha”. Assessor do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMN), a candidatura de Joquinha representaria a tentativa do vice-governador Iberê Ferreira assumir na prática o comando da legenda.

“Não penso em ser candidato, mas acho que o PP deve ficar na base do presidente Lula. Se estamos aliados no plano nacional, não tem porque ir para oposição no plano local”, disse “Joquinha”, admitindo a defesa do PP por uma aliança com o vice-governador Iberê Ferreira.