quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Juiz de Mossoró condena à prisão réus da Operação Sal Grosso
Publicado em Justiça
PUBLICAÇÃO: 16.02.2012

Saiu hoje (16) a sentença do juiz Cláudio Mendes Júnior, da 3ª Vara Criminal de Mossoró, em torno da Operação Sal Grosso.

Os réus condenados por crimes de peculato e corrupção passiva: João Newton da Escóssia Júnior (6 anos e 4 meses), Aluízio Feitosa (5 anos e 4 meses), Ângelo Benjamim de de Oliveira Machado (5 anos e 4 meses), Claudionor Antônio dos Santos (5 anos e 4 meses), Daniel Gomes da Silva (5 anos e 4 meses), Gilvanda Peixoto Costa (5 anos e 4 meses), Manoel Bezerra de Maria (5 anos e 4 meses), Maria Izabel Araújo Montenegro (5 anos e 4 meses) e Osnildo Morais de Lima.

Caso seja mantida a condenação nas instâncias superiores, diga-se, todos deverão cumprir suas penas em regime semi-aberto.

Promotor responsável pelo caso, Eduardo Cavalcanti comemora: - “Esse é o reconhecimento do trabalho do Ministério Público na defesa do patrimônio público em Mossoró, uma vez que quase a totalidade dos pedidos do MP foram atendidos pelo Juiz”.

Inocentou três dos réus: Francisco Dantas da Rocha, Francisco José Lima Silveira Jr e Renato Fernandes da Silva. O MP havia se manifestado pela absolvição dos dois primeiros.

Deflagrada em novembro de 2007, a Operação Sal Grosso desvendou esquema de corrupção na Câmara Municipal de Mossoró, com mais de vinte mil documentos e 40 computadores aprendidos.

Das principais irregularidades: gastos com diárias não comprovadas, empréstimos consignados pagos pela CMM à Caixa Econômica Federal, em nome de vereadores e demais servidores da Casa; despesas realizadas sem licitação e uso indevido das verbas de gabinete.

POSTADO POR ELIANA LIMA DO BLOG ABELHINHA NA TRIBUNA DO NORTE