terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


UM DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SÃO VICENTE / RN
CLIQUE PARA AUMENTE A CHARGE DO QUIXABEIRA NEWS
A Geração de Emprego e Renda é um desafio para o município, mais não para esta atual administração por ser relapsa e incompetente diante de tanta falta de oportunidades que a nossa população tem tido.  
            
A administração pública municipal de São Vicente nestes três anos e dois meses não moveu um só dedo uma só folha de papel para desenvolver um Programa de Geração de Emprego e Rendas voltados para a população vicentina, mesmo diante de tantas dificuldades que existem  para o jovens e adultos no nosso município.

O que temos constatado ao longo do tempo é a falta de planejamento estratégico serio em todos os sentidos e de uma política publica voltada para uma qualidade de vida melhor para a população, mesmo sabendo que o nosso município é pobre carente e que vive praticamente dos repasses do FPM (Fundo de participação dos Município). 
  
Acredito e tenho a plena certeza que esta atual administração nunca se preocupou pelo menos no papel para a criação de uma CMER - Comissão Municipal de Emprego e Renda para São Vicente, órgão que poderia ser ligado a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SENTHAS, pois estamos diante de um desafio; desenvolver um Programa de Geração de Emprego e Rendas inicialmente destinada população de baixa renda para o município, trabalho este menosprezando por este Gestor Público.  Por isso, e por muito mais que sugiro aos vereadores da Oposição que estão preocupados com o município e com a população que se organizem para combater mais este descaso como tantos outros oriundos desta péssima administração pública, que só visa e pensa em contratar pessoas para o município em pleno ano eleitoral como moeda eleitoral na cata de votos, esquecendo do compromisso assumido perante a Justiça do Trabalho e o Ministério Público para promover um Novo Concurso Público, ao mesmo tempo para para da um basta por definitivo nas nomeações que hora vem sendo feita por este Gestor Público nos preenchimentos das vagas existente no município, cujas vagas este Gestor Público vem preenchendo da forma que ele quer e deseja, burlando o próprio Ministério Público. 
Lembramos aos que fizeram o Concurso mau fadado que nunca foi a frente que já é chegado à hora de cobrar do Ministério Público e da própria Justiça o cumprimento e aplicação de um novo Concurso ou então devolver a taxa de inscrição que foram pagas pelos candidatos escritos para o mau fadado Concurso, mais ate a presente data este Gestor vem fazendo dos candidatos escritos de idiotas, por não dar qualquer satisfação aos mesmos, nem qual o fim que o mesmo deu ao dinheiro pago no ato da inscrição dos candidatos do referido Concurso.

Sabemos diante mão que a Câmara Municipal não tem autonomia nem competência para gerar despesas para o município, mais teria um papel fundamental e preponderante perante a população ao procurar desenvolver um trabalho serio no âmbito de um Programa de Geração de Emprego e Rendas para o desenvolvimento do município para dar uma qualidade de vida melhor para a nossa população. 

A CMER - Comissão serviria para reuniu-se com representantes do legislativo, da Associação Comercial e Industrial que possa existir, além dos Sindicatos dos Trabalhadores e Produtores Rurais, dos Construtores da Construção Civil, dos Servidores Públicos e Patronal, além dos Secretários Municipais das pastas da Educação, Agricultura, Promoção Social e CRAS. Inicialmente o tema seria em torno da discussão sobre um Programa de Geração de Empregos e Renda, onde ficaria acertado que o primeiro passo seria a realização de um levantamento do mercado de trabalho do município.
Através desta análise, será possível verificar a demanda e a vocação do município e assim traçar um planejamento estratégico de médio em longo prazo para a efetivação do propósito.   Independente do Poder Público a CMER teria que ser estruturada, ainda assim a parceria com o órgão seria fundamental nos debates de políticas públicas para a criação de empregos no município.

O propósito do Programa de Geração de Empregos e Renda visaria estabelecer parcerias com trabalhador, empregador, instituições, associações, faculdades, ensinos técnicos entre outros para aperfeiçoar o planejamento estratégico.  A Comissão teria a participação popular, onde os interessados poderão participar de debates e dos trabalhos a serem desenvolvidos. A CMER de São Vicente estaria interligada as CMERs de outras cidades do Brasil, assim podendo trocar experiências e analisar projetos bem sucedidos que são referências no Programa de Geração de Emprego e Renda Municipal, para posteriormente ser repassados para o novo prefeito que for eleito em 2012, como meta prioritária para o seu governo.
Está é mais uma oportunidade para os Vereadores da Oposição mostrar a esta administração pública que se pode fazer alguma coisa em pro do desenvolvimento do município sem ser subserviente ao Gestor Público.
É vergonhosa a situação dos nossos jovens e adultos diante de tantos descasos patrocinados por esta administração municipal que só enxerga torrar dinheiro público com Festas tirando proveito nas contratações de Bandas Musicais, Palanques caríssimos com o intuito de levar no bico a população como uma administração pública que trabalha, quando na verdade vem sendo considerada como a pior de todas as administrações que o nosso município já presenciou por sua população desde que o município foi emancipação.
São Vicente, 21 de Fevereiro de 2012.
Quixabeira news