terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


Com aval do Congresso, 1.700 cidades vão ampliar suas câmaras

PUBLICAÇÃO: 21.02.2012

A fatura a ser paga por contribuintes de todo o país pelo aumento do número de vereadores em cerca de sete mil, a partir de 2013, será cobrada já neste ano. Para acomodar esse contingente, câmaras municipais têm incluído no orçamento de 2012 reformas para ampliações de suas sedes, locação de imóveis para instalar gabinetes ou até mesmo a construção de novo prédio para o Legislativo.

Ao todo, 2.153 municípios brasileiros tiveram permissão do Congresso para ter mais vereadores. A conta final promete ser milionária, apesar de todo o discurso feito por deputados e senadores, na época da aprovação da PEC dos Vereadores, em 2009, de que a medida não traria despesas.

Não existem levantamentos nem estimativas oficiais ou extraoficiais do tamanho desses gastos nos legislativos municipais. No caso de Caicó, o contingente de vereadores aumenta de dez para quinze cadeiras.

Além disso, existe o projeto para construção de uma nova sede (foto), ao lado do Fórum Municipal Amaro Cavalcanti, na Cidade Judiciária. A obra apresenta três níveis: subsolo para estacionamento (além das vagas externas ao prédio); térreo destinado a setores como recepção, administração, centro de inclusão digital e contabilidade; e pavimento superior onde estarão o plenário, gabinetes dos vereadores, presidência e sala de reuniões.
FOTO DA FUTURA CÂMARA MUNICIPAL DE CAICÓ / RN.

POSTADO POR ROBSON PIRES