sábado, 6 de fevereiro de 2010

Com revisão, RN tem 2.182.866 eleitores


Com revisão, RN tem 2.182.866 eleitores
Publicação: 06.2.2010
O Rio Grande do Norte já conta com 2.182.866 eleitores. Os dados são da Coordenadoria de Eleições da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), somados no dia primeiro último. Os números estão atualizados, inclusive, com a revisão biométrica realizada nos municípios de Macau, Guamaré, Pedro Avelino, Caraúbas, Alexandria, Pilões e João Dias.

No total, 11 municípios potiguares terão a “revisão biométrica”, que implica no cadastramento do eleitor por impressão digital. A partir de primeiro de março o TRE começará a revisão nos municípios de: São José de Mipibu, Nísia Floresta, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

A revisão de eleitorado é feita periodicamente pela Justiça Eleitoral. A escolha dos municípios atende a três critérios, definidos pelo artigo 92 da Lei 9.504/97. São eles: quando o eleitorado supera 65% da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso é dez por cento superior ao do ano anterior e nas situações em que o eleitorado é superior ao dobro da população entre dez e quinze anos, somada à de idade superior a setenta anos naquele município.