quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Base do Governo!!!

Qual o tamanho da base do governo após o rompimento de Robinson Faria?

Publicação:04.02.2010

É hora de fazer as contas. Qual o tamanho da bancada do governo após o rompimento de Robinson Faria, que trocou a sombra governista pelos encantos de Rosalba e José Agripino Maia?

De acordo com a líder do governo, deputada Larissa Rosado, são doze parlamentares de situação e doze de oposição. Há quem diga que o governo ficou com dez ou nove - os votos de Poti Cavalcanti, Gilson Moura e Luiz Almir seriam incógnitas, incertezas.

Mas vamos lá: que sejam 12 deputados na base do governo como aponta Larissa Rosado!

Se temos 24 deputados na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, surge mais uma pergunta:

Quem vai desempatar o jogo nas votações importantes?

Larissa Rosado, uma jovem parlamentar, mulher de fé em Deus e nos homens, acredita que o desempate virá do espírito público dos senhores parlamentares que não vão deixar de votar as matérias e as leis de interesse da população do Estado.

Isso é muito bonito nos discursos, nas solenidades de posse e colações de grau. Mas eu não acredito no altruísmo, abnegação, dos políticos, principalmente, em ano eleitoral.

A história é pródiga em nos ensinar que os vícios superam as virtudes nos legislativos. Estamos mais próximos da realidade se considerarmos a política do toma-lá-dá-cá. Ou da oração de São Francisco: - É dando que se recebe.

O governo levou um baque com a saída de Robinson Faria. Sua base na Assembleia Legislativa será instável nesse ano eleitoral. E o vice-governador Iberê Ferreira, que assumirá o governo em abril terá de usar de toda sua habilidade política para fazer valer os desejos de sua gestão na casa legislativa.

Uma informação interessante: o primeiro encontro oficial de Wilma de Faria e Robinson Faria já tem data marcada. Será dia 18, na reabertura dos trabalhos legislativos. Nessa ocasião, a governadora vai ler a última mensagem anual do seu governo.

No último encontro, no ano passado, deu barraco. Wilma cutucou Robinson e o presidente da Assembleia, quebrando o protocolo, não deixou a governadora sem resposta, numa troca de farpas que beirou o rompimento. O constrangimento foi geral.

A leitura da mensagem de Wilma este ano na Assembleia promete! Imperdível!