sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Operação Bismark:...



Operação Bismark: PF combate fraude no seguro-desemprego no RN e em mais oito Estados

Publicação: 05.02.2010

A Polícia Federal em Mato Grosso desencadeou hoje (5) a Operação Bismarck, que visa combater fraudes em saque do seguro-desemprego no Mato Grosso e mais oito Estados da federação, inclusive o Rio Grande do Norte.

A fraude lesava a Caixa Econômica Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo que contou, pelo menos por algum tempo, com a facilidade de acesso de empregados das duas instituições.

O crime consistia em obter informações sobre parcelas de seguro-desemprego para serem recebidas através da Caixa e do MTE. Após isso, os criminosos falsificavam documentos pessoais daqueles que tinham direito ao deguro-desemprego e o sacavam. Quando o verdadeiro titular do direito ia realizar o saque, descobria a fraude, e o próprio Ministério do Trabalho pagava novamente o benefício.

As investigações iniciaram em 2008, através do próprio Ministério do Trabalho e Emprego, de onde surgiram várias denúncias da fraude, que contava com o apoio do empregados temporários da Caixa e do MTE.

A Polícia conseguiu identificar até agora prejuízos da ordem de mais de 1,5 milhão ao mês durante as investigações. Apenas um dos fraudadores retirou, num único dia, o valor de seis mil reais na Caixa Econômica. Segundo a representação, cada membro da quadrilha lucrava de quinze a vinte mil reais por mês com os saques indevidos.

A ação acontece nos Estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Paraíba e conta com o apoio logístico de Superintendências da Polícia Federal de vários Estados da Federação.

O objetivo é cumprir 78 mandados judiciais expedidos pelo juízo da 5ª Vara Federal em Cuiabá/MT, requeridos pela Polícia Federal, sendo 50 mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão. Dos indiciados, três são ex-funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego e dois são ex-funcionários da Caixa Econômica Federal.

Dez pessoas já estão presas por flagrantes ocorridos durante as investigações e receberam novos mandados a serem executados hoje.

Além de quebra do sigilo, bancário, de comunicação eletrônica e bancário, utilizados durante o processo de investigação, a polícia representou pelo bloqueio das contas bancárias dos indiciados.

O principal crime pelo qual foram indiciados é estelionato, entretanto outros decorrem desse, como falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos.

O nome da Operação Bismark faz referência ao estadista alemão Otton Von Bismark, criador de vários benefícios trabalhistas na Alemanha do século XIX.