terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TJ-PE tem maior número de juízes sob investigação
Alguns tribunais informaram quem fez as denúncias  

PUBLICAÇÃO: 03.01.2012

O Tribunal de Justiça de Pernambuco lidera com 395 investigações o número de juízes alvo de processos disciplinares e sindicâncias, conforme informações prestadas ao Conselho Nacional de Justiça. Hoje, há 1.710 juízes sob suspeita, segundo dados transmitidos pelos próprios tribunais. 

Em reportagem de Juliano Basile, o jornal "Valor Econômico" revela nesta terça-feira (3/1) que essas investigações "podem não sair do papel, caso o Supremo Tribunal Federal decida que o CNJ não pode avocar para análise própria os processos que estão em ritmo lento de apuração em vários tribunais do país". 

"Se essa decisão se confirmar, os tribunais vão poder gastar o tempo que quiserem na apuração e o CNJ não terá como fazer nada a respeito, a não ser esperar que um dia os casos sejam enviados para que o conselho tome providências". 

Segundo a reportagem, no levantamento criado pelo ministro Cezar Peluso para "dar mais transparência aos processos disciplinares" nem as iniciais dos juízes sob investigação aparecem. 

"Já o nome de quem fez a denúncia contra os juízes aparece por inteiro em vários Estados, como em Pernambuco, no Ceará e no Distrito Federal. Na Bahia, há até o nome de bancos que denunciaram juízes".

POSTADO POR FREDERICO VASCONCELOS DA FOLHA.COM
Frederico VasconcelosFrederico Vasconcelos, 66, é repórter especial da Folha. Nasceu em Olinda (PE) e é formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.