segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Mensalão: entre a conspiração e a especulação

PUBLICAÇÃO: 30.01.2012

Do jornalista Fausto Macedo, em reportagem sob o título "Magistrados apontam mensalão como pano de fundo da crise do Judiciário", neste sábado (28/1), em "O Estado de S. Paulo":
 
“O Supremo está emparedado por pessoas que querem abalar os alicerces do Judiciário”, brada Henrique Nélson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a mais poderosa e influente entidade da toga, com 15 mil magistrados a ela agregados.

“Que processo o Supremo vai julgar proximamente? O mais importante de todos os processos”, diz Calandra. “Alguns réus podem estar por trás disso (dos ataques à toga). Que tem, tem. Eu não estou falando do Zé Dirceu (ex-ministro chefe da Casa Civil de Lula), ele foi meu colega da faculdade. Mas é estranhíssimo que no dia em que o ministro Joaquim Barbosa (relator do mensalão) passa o processo para Lewandowski aí vem essa onda toda, que ele (ministro Ricardo Lewandowski) levantou (pagamentos acumulados do TJ-SP). Acho que tem alguma coisa esquisita nisso tudo”, sentencia Calandra.

Do criminalista Marcelo Leonardo, que representa Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como o operador do mensalão, à repórter Mariângela Gallucci, do "O Estado de S. Paulo", neste domingo (29/1):

"Os fatos que estão envolvendo o Judiciário dizem respeito à gestão administrativa, não tem nada a ver com julgamentos. E são fatos objetivos e concretos, que o Poder Judiciário precisa explicar. Não tem nada a ver com julgamento do mensalão. É aquela velha história de inventar conspiração onde não existe, para querer justificar."

POSTADO POR FREDERICO VASCONCELOS NO BLOG DA FOLHA.COM
Frederico VasconcelosFrederico Vasconcelos, 66, é repórter especial da Folha. Nasceu em Olinda (PE) e é formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.