sábado, 28 de janeiro de 2012


Ir para página inicial
O CASO DOS PRECATÓRIO
DEFESA OFERECE SIGILOS DA SUSPEITA
PUBLICAÇÃO: 28.01,2012

Isaac Lira - Repórter / TN.

O advogado Felipe Cortez, que faz a defesa de Carla Ubarana, principal suspeita no suposto esquema de desvio de recursos no setor de precatórios do Tribunal de Justiça, colocou ontem à disposição da Justiça os sigilos fiscal, bancário e telefônico da cliente dele. A petição foi protocolada após a reportagem da TRIBUNA DO NORTE noticiar o pedido de prisão e quebra de sigilo por parte do Ministério Público Estadual. Ontem, o pedido do MPE entrou em "segredo de justiça" e ainda não se sabe quantas pessoas a ação atinge.
FOTO: Júnior Santos
Promotor Afonso de Ligório não gostou de ter pedido divulgado
Promotor Afonso de Ligório não gostou de ter pedido divulgado

De acordo com Felipe Cortez, todos os dados de Carla Ubarana estão disponíveis para embasar o processo de investigação acerca do setor de precatórios do Tribunal de Justiça. Além disso, a defesa também disponibilizou o imóvel de Carla Ubarana para um procedimento de busca e apreensão. "Estamos mostrando ao juiz também todos os exames da minha cliente, as tomografias computadorizadas, os laudos médicos. Foi tudo enviado", aponta Felipe Cortez.

O advogado se mostrou irritado com o que ele chama de falta de informações por parte do Ministério Público e do TJRN. Felipe Cortez afirma ter enviado cinco pedidos para obter acesso ao conteúdo da investigação em curso, porém todos foram negados. "É um absurdo. Estamos sabendo das informações pela imprensa, pelos blogs. As pessoas ligam para mim e falam detalhes do procedimento, mas eu não sei de absolutamente nada. Minha cliente tem tido sucessivamente negado o direito de saber porque a investigam", reclama Felipe Cortez.

De toda forma, as informações acerca das investigações no setor de precatórios do TJRN deverão ficar ainda mais restritas. Ontem pela manhã, a Justiça decretou segredo de Justiça na ação que versa sobre o pedido de prisão e quebra de sigilo telefônico, fiscal e bancário dos investigados. O promotor  do patrimônio público, Afonso de Ligório, reiterou através da assessoria de imprensa do MPE que não dará nenhuma informação à imprensa sobre as investigações. Não há informação oficial acerca dos implicados no pedido de quebra de sigilos e prisões.

O pedido não foi ainda apreciado pela Justiça. A juíza da 5a. Vara Criminal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, alegou suspeição para julgar o processo por "razões de foro íntimo". O pedido deve ser remetido para a 7a. Vara Criminal. Os promotores do Patrimônio Público, designados pelo procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto para acompanhar o caso fizeram a solicitação baseados em uma suspeita de "peculato", que é a apropriação de bem público por um agente público.

A devassa na divisão de precatórios do TJ foi iniciada pela própria presidente do Tribunal, Judite Nunes. Após suspeita de desvios, a desembargadora exonerou Carla Ubarana do cargo de chefe do setor e requisitou investigações em vários órgãos, como o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado e o Conselho Nacional de Justiça. Serão investigados cinco anos de atividade de precatórios no TJ, de 2007 a 2011. O TCE fará uma inspeção extraordinária no setor. O CNJ também foi instado a inspecionar os precatórios, mas ainda não há informação oficial com a confirmação da data.

Magistrados também podem ser investigados

 Os conselheiros e juízes membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), preferem não comentar as irregularidades identificadas na Divisão do Setor de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Eles alegam que poderão ser convocados para analisar os processos da auditoria que será realizada na Corte potiguar e qualquer depoimento, neste momento, poderá prejudicar as investigações.

 Apesar dos levantamentos iniciais apontarem a antiga chefe do setor, Carla Ubarana, como principal suspeita do desvio de recursos, uma fonte da TRIBUNA DO NORTE ligada ao CNJ afirmou que, mesmo sem "envolvimento direto" nas irregularidades, os magistrados ligados ao pagamento de precatórios não estão isentos de investigação. Como ordenadores de despesas, os presidentes do Tribunais de Justiça são obrigados a analisar todos os processos antes de assinarem qualquer autorização de pagamento.

 De acordo com a fonte consultada, o magistrado poderá ter que responder pelo esquema fraudulento "mesmo com apenas uma assinatura num processo viciado e sem receber nenhuma parte do pagamento supostamente desviado". Identificada a participação do membro do Poder Judiciário em processos como este, ele pode ser  aposentado compulsoriamente. A atitude consiste em uma "demissão forçada" aplicada pelo Conselho em casos extremos. Esta punição, porém, não impede que o magistrado seja punido judicialmente, caso as denúncias oferecidas pelo Ministério Público sejam acatadas e julgadas procedentes. O Judiciário pode determinar, ainda, o cumprimento de pena em regime fechado.

 Conforme Resolução CNJ nº 115/2010, assinada pelo ministro César Peluzo, os Tribunais de Justiça devem deter o controle da ordem cronológica dos pagamentos de precatórios, além de avaliar o atendimento das prioridades apresentadas ao Setor. Para isto, devem ordenar as despesas em contas bancárias especiais, sendo uma para o pagamento dos precatórios em ordem cronológica e a outra para o desembolso das despesas destinadas aos credores considerados prioritários. Estes últimos devem atender requisitos impostos pela resolução do Conselho Nacional de Justiça: serem maiores de 60 anos de idade a partir de 2009 ou portadores de doenças graves, como tuberculose ativa e alienação mental, por exemplo.

 De acordo com a assessoria de imprensa do CNJ, uma discussão a respeito de qual modalidade de conta bancária é a ideal para ser adotada pelos Tribunais de Justiça responsáveis pela gestão dos recursos destinados aos pagamentos de precatórios está em curso. Atualmente, os depósitos efetuados por entes municipais e estaduais se concentram em contas-correntes que devem ter fins específicos: o pagamento das despesas judicializadas.

 Os debates dos conselheiros giram em torno das questões administrativas bancárias que envolvem a gestão de qualquer tipo de conta: juros, deduções e rendimentos. Um dos pontos discutidos entre os membros do CNJ é o que diz respeito a quem ou para qual órgão se destinaria o rendimento mensal da conta bancária. (Ricardo Araújo).
POSTADO PELA TRIBUNA DO NORTE / RN.