sábado, 18 de junho de 2011


POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA A OPERAÇÃO GASPARZINHO
PUBLICAÇÃO:18.06.2011

João Pessoa/PB - Na manhã de hoje, a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União deflagraram a Operação Gasparzinho. O objetivo da Operação é desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar licitações através da utilização de empresas de fachada.
A investigação colheu evidências de que um grupo de empresários estava utilizando empresas de fachada, registradas em nome de ‘laranjas’, para fraudar licitações e ocultar bens obtidos com o lucro dos crimes cometidos.
Durante os trabalhos também se verificou que, além de ‘laranjas’, os investigados passaram a usar ‘fantasmas’ para prática dos ilícitos. Os ‘fantasmas’ eram pessoas ‘fictícias’ criadas usando a variação de nomes de pessoas verdadeiras.
Eram obtidos junto aos órgãos públicos de mais de um estado da federação documentos para os ‘fantasmas’ (RG, CPF, etc.), que passavam a ser utilizados nas fraudes, principalmente para movimentar valores e registrar bens usados pela quadrilha, especialmente veículos de alto luxo.
Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária no estado da Paraíba e São Paulo.
Os presos responderão pelos crimes de crimes de formação de quadrilha (artigo 288, do CPB), fraudes à licitação (Lei 8.666/93), falsificação de documentos e sua posterior utilização (artigos 298, 299 e 304 do CPB), sonegação de tributos (Lei 8.137/90) e lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98).
O nome da operação foi dado em razão da quadrilha utilizar para perpetração de seus crimes verdadeiros fantasmas.
A quadrilha movimentou nos últimos 03 anos aproximadamente 23 milhões de reais e atuou em licitações em 35 prefeituras no Estado da Paraíba.
A coletiva de imprensa será às 10:30 no auditório da Superintendência da Polícia Federal, em Cabedelo/PB.

Comunicação Social/ Superintendência Regional da PF na Paraíba
(83) 3248-5953

 @agenciapf
FONTE: AGENCIA DE NOTICIAS DA POLÍCIA FEDERAL