segunda-feira, 15 de março de 2010

Para conter choro: nova emenda Ibsen


Publicação: 15.03.2010

Tensao-pre-sal

Tensão pré-sal

Com o título ‘Ibsen perfuma o bode do pré-sal’, o jornal O Globo traz hoje matéria sobre o desespero do governdor Sérgio Cabral (RJ), que mandou alpinistas colocarem ontem no Cristo Redentor a faixa de protesto à emenda Ibsen, que redivide os recursos do petrólelo, tirando do Rio R$ 7 bilhões em royalties: “CONTRA A covardia”

Acontece que o deputado-autor Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) redigiu uma nova proposta para atenuar o prejuízo do estado e de seus municípios, sugerindo que a União banque temporariamente – com sua parcela nos royalties – “o prejuízo dos estados e municípios que tiverem queda de receita, até que a arrecadação com petróleo retorne aos patamares atuais”.

Alguns senadores chiaram contrários, outros favoráveis. Passam a discurtir o assunto a partir de amanhã. Para o senador Renato Casagrande (PSB) “a Câmara aprovou uma emenda que desequilibra a federação. Caberá ao Senado repor esse equilíbrio”.

E o senador-potiguar José Agripino Maia diz que pode ser o início de um entendimento: – “Quem tem que ceder é quem tem a parte do Leão. E metade dos royalties vai para a União”.

O deputado Ibsen revelou que “não apresentou a nova emenda na Câmara por temer que o governo se voltasse contra ela”, a contar que o governo tem mais poder de influência na CD, e enfatiza: – “Para essa emenda passar temos de convencer apenas um russo: o governo. Estamos perfumando o bode para que ele passe no Senado”.