segunda-feira, 15 de março de 2010

Garibaldi admite que PMDB poderá ter candidatura própria


Garibaldi admite que PMDB poderá ter candidatura própria

Mesmo considerando hipótese remota, senador diz que, se houver complicação jurídica, partido poderá ter candidato próprio a governador.

Publicação: 15.03.2010


Garibaldi Filho durante entrevista ao programa Diógenes Dantas Nominuto.
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) admitiu, pela primeira vez, que o PMDB poderá ter candidatura própria ao Governo do Estado. Embora considere a possibilidade remota, o peemedebista disse que, se houver alguma “complicação jurídica”, vai prevalecer a preocupação com o partido.

Garibaldi destacou que, tanto para ele quanto para o primo e deputado federal Henrique Eduardo Alves, a despeito das preferências divergentes na sucessão estadual, “a prioridade é o PMDB”. Ele reafirmou que o entendimento interno é para que a legenda não formalize apoio a nenhuma candidatura, liberando assim a escolha do candidato a governador. Mas ponderou que, se essa posição entrar em confronto com a interpretação da Justiça Eleitoral, o partido poderá lançar nome próprio para o pleito.

“Estou apoiando Rosalba porque o PMDB não tem candidato próprio, mas se houver alguma complicação jurídica, vai prevalecer a preocupação com o PMDB. Rosalba teria que entender”, pontuou, acrescentando que não vê “cenário” para isso ocorrer.

Para o senador, o partido “não tem candidato viável”, uma vez que nem ele nem Henrique têm disposição de concorrer à sucessão da governadora Wilma de Faria (PSB). “Henrique poderia ser candidato, reunir um arco de partidos, mas ele não se dispôs”, contou.

A decisão de não coligar-se na majoritária com nenhuma candidatura se deve à divisão dos dois maiores líderes do PMDB, Garibaldi e Henrique, que não chegaram a um consenso sobre que nome apoiar no próximo pleito. Enquanto Garibaldi declarou que vai votar em Rosalba, Henrique defende o voto no vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB).

O senador sustentou que só há duas possibilidades de recuar do apoio à candidata do DEM. A primeira é na hipótese de “impedimento jurídico”. A segunda, somente se Rosalba deixar a disputa.

As declarações do senador foram dadas nesta segunda-feira (15), em entrevista ao programa Diógenes Dantas Nominuto, que vai ao ar às 13h – com reprises às 18h e às 21h – pela TV Nominuto, canal 27 analógico e 127 digital da Cabo Telecom