quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Joaquim Barbosa diz que foi "acossado" por Jader

Gilmar Mendes vê em episódio o direito de petição

PUBLICAÇÃO: 10.11.2011

O jornal "Valor Econômico" informa nesta quinta-feira (10/11) que o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, relator do recurso de Jader Barbalho contra seu enquadramento na Lei da Ficha Limpa, disse ter sido ameaçado por defensores do ex-deputado.

"Jamais uma parte mandou cartas para minha casa e eu as recebi como ameaças", afirmou o ministro. "Eu estava em licença médica, acabava de sair de cirurgia e fui acossado por uma parte", continuou Barbosa, que teve de se ausentar de várias sessões do STF, neste ano, por causa de uma dor crônica nas costas.

"Essas cartas significaram isso: 'Olhe eu sei o seu endereço'."

Outros ministros minimizaram o episódio. Para Mendes, o envio de cartas pode ser inusitado. "Mas, eu já recebi e-mails e tomo isso como pedido de preferência. A Constituição assegura o direito de petição e é lícito ao jurisdicionado reclamar se estamos atrasados", afirmou.

O jornal informa não haver encontrado Jader e seu advogado José Eduardo Alckmin para comentar as declarações do ministro.

O Blog deixou recado no escritório de Alckmin nesta quinta-feira, para eventual manifestação do advogado.

POSTADO NA FOLHA ONLINE POR FREDERICO VASCONCELOS