domingo, 27 de novembro de 2011

Houve fraude, diz servidor sobre mudança em parecer do Ministério das Cidades
PUBLICAÇÃO: 27.11.2011
O analista técnico do Ministério das Cidades Higor Guerra confirmou que sofreu pressão para adulterar o processo de implantação de sistema de transporte público em Cuiabá (MT) para a Copa do Mundo de 2014.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele disse que a troca de documentos foi feita após o Ministério Público de Mato Grosso pedir informações e a Controladoria-Geral da União (CGU) emitir parecer contrário à obra. "Sim, houve fraude", disse o servidor.

Igor prestou depoimento na sexta-feira ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a operação que escondeu sua nota técnica contrária ao projeto de R$ 1,2 bilhão para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que substituiu o BRT (linha rápida de ônibus).

O projeto do BRT custava R$ 489 milhões. Segundo o servidor, o cronograma do VLT era "falho", "pois previa várias fases sendo realizadas ao mesmo tempo de forma incorreta". Higor Guerra responsabilizou a diretora de Mobilidade Urbana do ministério, Luiza Vianna, pela manobra.

"Ela retirou um documento aprovado por ela e que já estava autuado no processo e tramitava havia bastante tempo. Ela retirou e inseriu nova nota técnica e creio que isso não é um procedimento regular", afirmou. Em reunião na segunda-feira com assessores, Luiza disse que agiu a mando do chefe de gabinete do ministro Mário Negromonte, Cássio Peixoto.
POSTADO PELO JORNAL DO BRASIL