domingo, 24 de julho de 2011


DOMINGO

DEM e PSDB articulam estratégia para se manterem unidos em 2012

Deputado Rogério Marinho fala sobre os planos das duas legendas que mesmo cada uma desejando candidatura própria, não querem perder apoio mútuo.

PUBLICAÇÃO: 24.07.2011
Foto: Vlademir Alexandre
Nas próximas eleições, do que depender do deputado federal Rogério Marinho DEM e PSDB, o seu partido, formarão mais do que uma aliança. A "afinidade" beira o casamento. Os dois partido estão focados na sucessão da prefeita Micarla de Sousa na Prefeitura do Natal, mas como se manterem aliados já que ambos, através de seus principais líderes têm declarado o desejo de lançar candidatura própria?

Rogério Marinho ainda vê essa possibilidade. A estratégia momentanea é a divisão no primeiro turno, e união no segundo, depende de quem se sairá melhor. Antes disso, conquistará o apoio de cada partido aquele que tiver legitimidade popular.

O momento, segundo ele, é de converas "com a população".


Diógenes Dantas – Um dos seus potenciais aliados na próxima eleição deve ser o Democratas. Não lhe assusta a desaprovação que a gestão da governadora Rosalba Ciarlini está tendo neste momento, se aproxima dos 60%, como atestam as pesquisas? 
Foto: Elpídio Júnior

RM
 – Há controvérsias em relação aos números, de 50% a 59%, se bem que é uma filigrana, há uma desaprovação maior do que uma aprovação. Mas ela é perfeitamente entendida em função das ações e decisões que o estado tomou e desagradaram um conjunto considerável da população a começar pelos servidores públicos. A gestão iniciou sob a égide de uma situação financeira, administrativa muito ruim se herdou uma situação em que 14 planos de cargos, carreiras e salários foram confeccionados na administração anterior, mas implementados nesta. Além de quase 800 milhões de dívidas da administração anterior. Então qualquer que seja o governante, primeiro precisa ter a responsabilidade de ter a administração na mão, pagar as contas, equilibrar o Estado, certamente, a partir deste 2º semestre os projetos terão uma maior visibilidade, essa é a nossa expectativa, e no próximo ano quando começar o processo eleitoral certamente a governadora Rosalba terá uma condição maior de dar um suporte às candidaturas que porventura ela apoiar. 

Foto: Elpídio Júnior

Marcos Alexandre – Durante a convenção, na semana passada, o senhor disse que nada vai separar o PSDB e o DEM nas próximas eleições. Mas como isso será possível se as duas legendas tiverem candidatura própria para Prefeitura de Natal? O senhor mesmo já está se articulando...

RM 
– Realmente a nossa frase foi esta, porém, está pincelada dentro de um contexto. O que nós dissemos ao senador José Agripino e demais convencionais dos democratas foi que a aliança DEM – PSDB a nível nacional reflete tem reflexos e capilaridade em todo o país, inclusive, na cidade do Natal. Então essa sintonia que acontece no Congresso Nacional, certamente, será transposta também para a nossa capital do Rio Grande do Norte. Mais adiante coloquei que nós poderíamos ter duas alternativas: sairmos com duplas candidaturas – porque há a possibilidade do segundo turno – ou a possibilidade de uma única candidatura, e que essa estratégia só seria deliberada ao final do ano e início do próximo quando o quadro político estivesse mais claro. 

MA – Hoje se fala que o DEM já teria sua candidatura no horizonte para emprestar esse apoio. O que já existe de concreto nisso? 
Foto: Elpídio Júnior

RM – Conversar com o senador José Agripino e o deputado Felipe Maia é uma constante, estamos todas as semanas juntos lá no Congresso Nacional e até por nossas afinidades políticas, temos uma aproximação maior e, evidente que, falamos sobre política e também sobre o processo eleitoral de Natal. Estamos repetindo isso porque entendemos que esse é o momento de conversar com a população. Quem tiver interessa de empinar uma candidatura no próximo ano precisa, primeiro, ter legitimidade de apoio popular Esta se constrói no momento em que se estuda a cidade, a interpreta, o sentimento de pedido de socorro que ela faz. Atualmente nas pesquisas de opinião feitas com a população, mostra que ela está muito insatisfeita com a atual administração e, quando se pergunta uma possibilidade de futuro há um recall, ou seja, uma lembrança da administração anterior que não foi boa, e sim, regular com muitos problemas. A questão é que a gestão atual está tão ruim que endeusam a anterior. Então nós pretendemos mostrar a Natal que há outras alternativas. 

FONTE: NOMINUTO.COM