quinta-feira, 19 de novembro de 2009

VEM AI O DEBATE NA CÂMARA FEDERAL SOBRE CANDIDATOS COM FICHA SUJA


Câmara vai debater projeto que proíbe candidatos com "ficha suja"
Publicação: 19 de Novembro de 2009

A Câmara pretende se reunir em comissão geral até o dia 8 para discutir o projeto que proíbe condenados em primeira instância a participar das eleições – os chamado ficha-suja. Hoje (19) a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e deputados favoráveis ao projeto se reuniram hoje (19) com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

“O presidente Temer propôs que tivéssemos um debate antes do dia 9, quando lembraremos o Dia Internacional de Combate à Corrupção”, disse o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

O projeto de iniciativa popular veda a candidatura daqueles que já tenham sido condenados em primeira instância por órgãos colegiados em processos movidos por ações civis públicas, como tráfico de drogas, roubo de carga, pedofilia, exploração sexual, estupro e improbidade administrativa.

Ao todo, 1,3 milhão de pessoas assinaram o pedido para a criação da proposta. Dom Dimas disse que mais 50 mil assinaturas em favor do projeto serão incluídas no dia da comissão geral. “O projeto não é contra o parlamento, mas a favor da dignidade do trabalho parlamentar e do Executivo.”