quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PSB DIZ QUE VAI RADICALIZAR...



PSB vai radicalizar

Publicação:26.11.2009

Diante das críticas do governador Sérgio Cabral à idéia de modificar a distribuição dos royalties, inclusive dos campos já licitados, o PSB decidiu radicalizar: vai propor também que o pagamento dos royalties pela extração de petróleo fora da área do pré-sal também seja modificada de modo a beneficiar igualmente os Estados que não são produtores. É a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).

- Temos direito a três destaques. O primeiro será para distribuir todos os recursos de royalties do pré-sal entre os Estados, inclusive das áreas já licitadas. O segundo será da emenda Ibsen Pinheiro, que trata de todo o petróleo do país, inclusive os que não estão na camada pré-sal. E o terceiro ficará reservado para a possibilidade de um entendimento – disse o governador Eduardo Campos (PSB).

O embate está sendo protagonizado por dois governadores: o do Rio, sérgio Cabral, que não quer mudanças na legisalção; e o de Pernambuco, Eduardo Campo, que, como presidente nacional do PSB, está comandando as ações de seu partido para modificar a legislação.

O líder da bancada na Câmara, deputado Rodrigo Rolemberg, disse hoje que tem recebido apoio de parlamentares de vários Estados e partidos em favor do destaque que modifica a lei de distribuição de petróleo. Isso indica que os deputados de 24 Estados poderão estar juntos na votação contra as bancadas dos três Estados produtores – Rio, São Paulo e Espírito Santo.

Enquanto o PSB quer radicalizar, o ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha entra em campo, em nome do presidente Lula, pedindo o entendimento. O próprio presidente tem conversa sobre o assunto com o governador Sérgio Cabral, hoje, no Rio. A avaliação do governo, contudo, é a de que Cabral exagerou no tom ontem em Brasília