José Agripino critica mudanças no Bolsa Família
- Publicação:11.01.2010
A proposta do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, de flexibilizar os critérios de acesso ao programa Bolsa Família foi duramente criticada pela oposição.
O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), reagiu com contundência, por entender que a iniciativa é uma jogada eleitoral num ano de eleições presidenciais. Para o DEM, a ambição de Patrus é ilegal, disse o senador Agripino Maia, líder do partido.
A idéia do ministro Patrus é que a renda mensal per capita máxima de R$ 140 não seja o único critério de enquadramento do programa. Também seria considerado o grau de acesso a serviços públicos — saneamento básico e coletiva de lixo, por exemplo — para as famílias candidatas ao benefício, principal programa social do governo Lula.
“Eu aplaudiria essa idéia se tivesse sido aplicada no ano passado. É bom lembrar que a lei eleitoral proíbe a criação de programa social ou de mudança de critério. Portanto, essa proposta é condenável pela lei. Está claro que o governo quer benefícios eleitorais e, certamente, tenta fazer isso com base em pesquisas que mostram o alcance dessa proposta”, criticou Agripino Maia.
Com informações do blog do Ricardo Noblat