sábado, 23 de janeiro de 2010

PT vai dançar...



PT vai dançar conforme a música, diz Dutra


PUBLICAÇÃO:23.01.2010
O presidente eleito do PT José Eduardo Dutra (SE) declarou ontem que o partido dançará conforme a música nas eleições deste ano: "Pode ser uma valsa ou um heavy metal; depende deles [da oposição]."

Nesta semana, os petistas trocaram notas ácidas com o comando do PSDB, especialmente com o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE). Apesar de dizer que seguirá o ritmo ditado pelo adversário, Dutra se referiu ao episódio como uma "disputa de comadres". Segundo ele, a decisão dos tucanos de recorrer à Justiça contra o PT será analisada.

Ricardo Berzoini (SP), atual presidente do PT, reiterou que enxerga o estilo do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), nas notas assinadas por Guerra. "O Sérgio é um homem afável e cordial. Ela [a nota] parece mais ter sido escrita por Serra e sua assessoria."

Os dois petistas chegaram ontem a São Roque, onde as correntes majoritárias do partido esperam definir hoje seus representantes no Diretório Nacional e na Executiva do PT que atuarão na campanha de Dilma Rousseff a presidente.

Dutra afirmou que o PT paulista não pode ficar refém "do calendário do Ciro [Gomes, deputado federal PSB-CE]" para definir quem será seu candidato ao governo do Estado. "Até para não perder o "timing", precisamos de uma solução."

O consenso entre os petistas é que Ciro precisa se reunir com o partido até o final deste mês e dizer quais são seus planos: "No máximo até março precisamos ter um candidato constituído", disse Dutra, que lamentou a desistência do deputado Antonio Palocci (SP) de pleitear a indicação da sigla para concorrer ao governo: "Palocci é um bom nome, mas com certeza estará na coordenação da campanha da Dilma".

Ciro Gomes é a principal opção de Lula para encabeçar uma frente antitucana no Estado. Até agora, no entanto, o deputado tem rechaçado a ideia. "O Ciro propiciaria uma frente que poderia ser formada por entre oito e dez partidos em São Paulo. Seria uma sinalização importante para o PT em todo o país", disse Berzoini.