Publicação:07.01.2010
Quando chega à fase de desentendimento entre presidente da República e militares das Forças Armadas, é melhor não acreditar em idéias superlativas, em Papai Noel, que se discorre em sandices.
A decisão imperiosa do presidente Lula da Silva em comprar o caça fancês Rafale acendeu o primeiro rastilho em direção ao paiol.
E foi parar na França, que incita o desentendimento.
Exatamente na capa da edição de ontem, o diário Les Echos diz que há “um aumento na tensão entre Luiz Inácio Lula da Silva e seu Exército”. E outros jornais do país comandado por Nicolas Sarkozy – que virou amigo de infância de Lula – reafirmam o entrevero.
Motivo: Lula havia manifestado preferência pelo Rafale no ano passado, mas, agora, vazou um relatório das Forças Armadas brasileiras recomendando a compra do caça sueco Grippen NG, da empresa Saab, como a melhor opção entre três concorrentes para a renovação da frota brasileira.
Teor do relatório que foi revelado em reportagem da Folha de São Paulo, onde diz que os Rafale teriam ficado apenas em terceiro lugar na avaliação, atrás do F-18 Super Hornet, da americana Boeing.
O diário Libération destacou a reação do ministro francês da Defesa, Hervé Morin, que criticou a possível escolha do caça sueco.
Já o Le Monde comenta que a suposta preferência dos militares “contradiz o que manifestaram várias vezes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, Nelson Jobim”. “Ambos apoiam o Rafale, uma preferência que incluíam no âmbito de uma parceria estratégica com a França”, lemrando que a polêmica é “mais um” ponto de conflito entre Lula e os militares, que já haviam protestado no fim do ano contra o projeto de criação de uma Comissão da Verdade para apurar as responsabilidades pelos crimes cometidos durante a ditadura militar (1964-1985).
Então…soem o bimbalhar dos sinos, meus amigos e minhas amigas, povo brasileiro…
Não à toa, não à toa…que Lula foi apontado pelo Le Mond como ‘o Homem do Ano‘.
E ainda tem quem não alcance enxergar os obstáculos invisíveis…
Isso é porque Lula nunca foi comunista de mão armada com frieza para apontar e atacar, como Dilma Rousseff, Tarso Genro, José Genoíno, José Dirceu…

Rafale: o ponto da discórdia
Em tempo: os caças Rafale são os mais caros entre as propostas oferecidas, dos suecos e americanos.