terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Projeto de Lei que tornarar obrigatorio Médicos recém-formados em Universidades Federais a trabalhar no PSF nos Municípios.

João Maia apresenta projeto de lei que determima médicos recém-formados a trabalhar no PSF

- Publicação:08.12.2009

joao dilmaO deputado federal João Maia (PR/RN) apresentou a Câmara Federal projeto de lei que torna obrigatória aos médicos graduados em instituições de ensino superior pública a atuação profissional em programa federal de atenção básica à saúde.

A justificativa do deputado para criar a Lei está na deficiência que os municípios sentem em formar equipes para trabalhar no Programa Saúde da Família. A maioria dos médicos formados prefere trabalhar nas capitais, prestando atendimento em hospitais particulares, em detrimento ao trabalho no serviço público nas pequenas e grandes cidades.

O Projeto de Lei propõe ainda a obrigatoriedade apenas para aqueles graduados em universidades federais, com remuneração assegurada e prestação de serviço por um ano, após a conclusão do curso de medicina.

A intenção do parlamentar é, através de uma Lei, eliminar a dificuldade de contratação de médicos, garantir o acesso à saúde pelas classes mais humildes, além de assegurar uma formação mais humana, ética e compromissada aos estudantes de medicina.