domingo, 4 de dezembro de 2011

 (Foto de Jair Bertolucci/TV Cultura (com arte de Victor Martins CB/D.A.Press))

Com grave infecção intestinal, Sócrates morre aos 57 anos em São Paulo

Jornalista: Thiago Rizerio - correiobraziliense.com.br
Publicação: 04/12/2011 
O ex-jogador Sócrates morreu na madugada deste domingo (04/12), por volta das 4h30, em São Paulo, aos 57 anos. O ídolo corintiano havia sido internado na noite de sexta-feira no hospital Albert Einstein com uma grave infecção intestinal.

Esta foi a terceira vez que o ex-atleta foi internado com problemas no aparelho digestivo. Na primeira delas, em agosto, Sócrates passou nove dias sob cuidado dos médicos com uma hemorragia no intestino. Ao receber alta, o ex-jogador admitiu em uma entrevista ao Fantástico que o uso do álcool e o vício pelo cigarro complicavam sua situação.

Dias após a entrevista, em setembro, ele voltou a ser internado com novo problema no aparelho digestivo. Na ocasião, a família chegou a cogitar um transplante de fígado para acabar com o problema.


Ídolo do povo

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira é paraense de Belém e nasceu no dia 19 de fevereiro de 1954. Com 20 anos, começou a carreira futebolística no Botafogo de Ribeirão Preto, time do interior paulista. Três anos depois se destacou na campanha do estadual e também no Campeonato Brasileiro. O bom futebol apresentado acabou chamando a atenção do Corinthians.

No Timão, Sócrates foi ídolo. Conquistou o bicampeonato paulista de 1982/83. No ano seguinte ao bi, deixou o time paulista e assinou com o Fiorentina, da Itália, onde jogou por pouco tempo. Magrão, como ficou conhecido, também atuou por Flamengo e Santos antes de encerrar a carreira.

Sócrates ainda desfilou seu futebol pela Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo. Em 1982, na Espanha, Sócrates era uma das peças principais de uma das maiores seleções que o brasileiro já viu. No entanto, a eliminação para a Itália impediu que Magrão colocasse um título mundial com a camisa canarinho em seu currículo.

Quatro anos depois, Sócrates voltou a integrar a Seleção na Copa do México. E mais uma vez o Brasil foi eliminado de forma precoce.
POSTADO PELO CORREIO BRAZILIENSE
QUIXABEIRA NEWS O SEU BLOG
DE TODOS OS DIAS