domingo, 28 de novembro de 2010



Comandante-geral da PM confirma retomada do Alemão: 'O trabalho mais cansativo vem agora'
Até agora dez pessoas já foram presas e houve apreensão de armas e drogas
PUBLICAÇÃO: 28.11.2010

Policiais  em ação no Complexo do Alemão - Foto de Guilherme Pinto (Extra)
RIO - O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, informou por volta das 9h30m deste domingo que todo o conjunto de favelas do Alemão já foi tomado pelas polícias militar, civil e federal, além de homens das Forças Armadas. Mário Sérgio ordenou ainda que todas as casas sejam vasculhadas. A polícia invadiu o Complexo do Alemão às 8h deste domingo, com cerca de 2.600 homens, e por volta das 10h já havia chegado ao topo do morro.
- Agora é a hora da paciência de verificar casa por casa, beco por beco. Nós temos todas as suspeitas do mundo que há muita gente aí daqueles que fugiram (da Vila Cruzeiro). Eles, até o momento, não enfrentaram (a polícia). Preferiram fugir, o que não significa que não estão preparando uma armadilha para as nossas equipes. O trabalho mais difícil vem agora - disse o camandante-geral da PM.
- Nós vencemos. Trouxemos paz para a comunidade do Alemão - afirmou.
Na ação, foram apreendidas pelo menos quatro toneladas de drogas e granadas no Complexo do Alemão. O chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, disse que um balanço de apreensões será divulgado à sociedade no final do dia.
Logo após o início da ação, a Polícia Civil já havia tomado uma área central do Complexo do Alemão, conhecida como Areal, e outra área conhecida como Coqueiral. A informação foi confirmada por Allan Turnowski:
- Entramos por quatro pontos do complexo. O Alemão está cercado e outras tropas penetram por outras áreas - disse Turnowski em entrevista à TV Globo.
A entrada foi mais tranquila do que a gente poderia esperar
Dois helicópteros da polícia sobrevoam o complexo, dando apoio aos homens que estão em terra.
- Um helicóptero é de combate e um segundo filma as ações, apontando onde os traficantes onde estão escondidos. A maioria já se abrigou dentro das casas - afirmou o chefe de Polícia Civil.
Policiais na aeronave atiram contra alvos na comunidade para facilitar a entrada da polícia. Na Avenida Itararé, todo o comércio está fechado, com exceção de uma única padaria onde moradores acompanham a operação.
Turnowski informou que antes de homens da Polícia Civil e de delegacias especializadas entrarem no complexo, um helicóptero fez um primeiro sobrevoo. Ele pediu calma aos moradores do Alemão:
- É para ter calma que a Polícia Civil tem muita experiência nesse tipo de ação. A gente consegue diferenciar o bandido do morador. É ter calma, a polícia está chegando - afirmou.
Criança olha para os homens do Exército armados - Foto de Pedro Kirilos
- Está tudo dentro do planejado. A gente acredita que a ação vai ser mais rápida do que o esperado. A entrada foi mais tranquila do que a gente poderia esperar.

Policiais estão em pontos estratégicos da favela e da cidade para evitar a fulga de traficantes. Enquanto homens da Polícia Civil entraram no Complexo do Alemão, soldados do Batalhão de Operações Especiais (Bope) aguardaram do lado de fora para invadir o local em veículos blindados da Marinha, pilotados por Fuzileiros Navais, o que aconteceu por volta de 8h30m. Alguns soldados estão com o rosto pintado. Entre homens do Bope há atiradores de elite.
Uma van atravessada em uma das ruas de acesso a Grota impediu a entrada de um destes blindados da Marinha. Policiais tiveram que arrastar o veículo o para permitir o acesso das tropas.
Apesar do risco de tiroteios, moradores acompanham a invasão pela janela das casas:
- A nossa ordem é manter a técnica. Faremos a invasão com cuidado, proteção e cautela. Nossa missão tem que ser executada. O trabalho é difícil - disse o comandante do Bope, coronel Paulo Henrique Moraes.

DEU NO O JORNAL "O GLOBO"