domingo, 28 de novembro de 2010

Polícia invade Complexo do Alemão

PUBLICAÇÃO:28/11/ 2010 às 14h33 
Ana Claudia Costa, Daniel Brunet, Luiz Ernesto Magalhães e Taís Mendes - O GloboTV Globo
Policiais hasteiam bandeira do Brasil no alto do teleférico do Alemão. Foto: Bruno Gonzalez
RIO - A polícia hasteou no início da tarde de domingo uma bandeira do Brasil no alto do teleférico do Alemão, como símbolo da ocupação do conjunto de favelas. Por volta das 9h30m deste domingo, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, informou que todo o Complexo do Alemão já estava tomado pelas polícias militar, civil e federal, além de homens das Forças Armadas. Cerca de 2.600 agentes participaram da invasão à comunidade, que começou às 8h. Os criminosos não ofereceram resistência.
As forças de segurança vasculham toda a comunidade em busca de traficantes. Dez toneladas de maconha foram apreendidas . Oito pessoas foram presas tentando fugir pela galeria de águas pluviais.
A coordenadora do Disque-Denúncia (2253-1177), Adriana Nunes, confirmou que o serviço recebeu ligações informando que traficantes poderiam estar tentando fugir do Complexo do Alemão por tubulações subterrâneas. A tubulação foi instalada pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O governador Sérgio Cabral, em entrevista à TV Globo, agradeceu o empenho dos policiais e militares.
- Nós temos um trabalho que tem como principal objetivo recuperar 30 anos de abandono, de populismo, de confusão - disse, lembrando a união entre governo federal, estado e município.
Por volta das 10h, a polícia já havia chegado ao topo do morro. No primeiro momento, a estratégia foi ocupar o Morro do Adeus, que fica em frente ao Complexo do Alemão. Para lá foram homens do 22º BPM e do Comando Geral.
( Vídeo: Autoridades iniciam a ocupação no Complexo do Alemão )
- Agora é a hora da paciência de verificar casa por casa, beco por beco. Nós temos todas as suspeitas do mundo que há muita gente aí daqueles que fugiram (da Vila Cruzeiro). Eles, até o momento, não enfrentaram (a polícia). Preferiram fugir, o que não significa que não estão preparando uma armadilha para as nossas equipes. O trabalho mais difícil vem agora - disse o camandante-geral da PM.
- Nós vencemos. Trouxemos paz para a comunidade do Alemão - afirmou.
Na ação, foram apreendidas pelo menos dez toneladas de drogas e granadas no Complexo do Alemão.
Logo após o início da ação, a Polícia Civil já havia tomado uma área central do Complexo do Alemão, conhecida como Areal, e outra área conhecida como Coqueiral.
Dois helicópteros da polícia apoiaram a ação.
- Um helicóptero é de combate e um segundo filma as ações, apontando onde os traficantes onde estão escondidos. A maioria já se abrigou dentro das casas - afirmou o chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski.