terça-feira, 23 de novembro de 2010


Envolvidos na Operação Hígia começam a ser ouvidos quinta-feira pela Justiça Federal



PUBLICAÇÃO: 23.11.2010
A partir de quinta-feira (25) começam a ser ouvidos os réus da Operação Higia. No entanto, ainda não foi definido a ordem dos depoimentos.
O juiz Mário Jambo deve informar hoje como será a dinâmica de oitivas, mas tudo indica que Lauro Maia será interrogado na sexta-feira (26).
A partir das 8h, serão ouvidas as testemunhas de defesa de Francisco Alves de Souza, um dos acusados no processo.
O juiz aguarda agora as cartas precatórias com os depoimentos de duas testemunhas que se encontram em Brasília. No entanto, é possível que os réus sejam ouvidos antes mesmo dessas declarações chegarem.
Nesta segunda-feira (22) prestaram depoimentos dois secretários: Paulo César Medeiros, secretário estadual de Administração, prestou depoimento como testemunha de defesa de Lauro Maia, filho da ex-governadora.
E George Antunes, titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), foi arrolado como testemunha de defesa do réu Herbert Florentino Gabriel, embora tenha afirmado que não o conhece.
 Operação Hígia
A Operação Hígia foi deflagrada em junho de 2006 pela Polícia Federal. Na ocasião, foram cumpridos 13 mandados de prisão e 42 buscas e apreensões no Rio Grande do Norte e na Paraíba.
Entre os presos estava o filho da então governadora Wilma de Faria, Lauro Maia.
Embora não ocupasse cargos no governo, a polícia informou que interceptações telefônicas levavam a crer que Lauro tinha participação direta no suposto esquema de fraude a licitações na Secretaria Estadual de Saúde por meio de tráfico de influência.
Outras pessoas de influência no governo do estado, à época da operação, também tiveram seu envolvimento apontado pelas investigações, como a então coordenadora de Programação e Acompanhamento Orçamentário da Secretaria de Saúde, Maria Eleonora Lopes de Albuquerque Castim, esposa do então secretário de Segurança, Carlos Castim; e o então secretário adjunto de Esportes, João Henrique Alves Lins Bahia Neto.
 Fonte: Diário de Natal