segunda-feira, 29 de agosto de 2011


URNAS DE FALSTAFF

PUBLICAÇÃO: 29.08.2011
Artigo de Autoria da Jornalista Eliane Lima da Tribuna do Norte

Escrevi esse texto para o blog em novembro do ano passado, mas, de tão atual, resolvi reproduzir aqui na coluna. Atual, diga-se, ontem, hoje, amanhã...e, pelo andar político do umbigo, sempre...

Eis:

De eleição em eleição, após as apurações, as promessas se vão com os sonhos do eleitor brasileiro. Aquele dia melhor vai se transformando em outro sonho, novamente, e assim por diante.

Governar e legislar? Deveriam.

Mas, mal o resultado sai das urnas e já se tramam novas eleições. Campanhas constantes.

Vive-se eleição, respira-se eleição, saboreia-se eleição…

E o povo? É o que menos importa.

E o desenvolvimento? Contanto que a divisão promova o progresso dos bolsos das intenções. Esse progresso, claro, sem falhas.

Aliados põem à mesa compromis-sos acordados. No prato feito, vale até a participação de adversários para que os negócios sejam coisa das arábias. No maior partido de todos os tempos, o PG, Partido do Governo, acomodam-se base aliada e oposição comprada.

Coisa de metamorfose política na impessoalidade contagiosa. Ou pessoalidade, quem sabe. O certo é que dividem ideias superlativas… Ô! Coisa de consórcio partidário que dá sustentação no repasto do bem público.

Certamente não leêm Nietzsche, mas se às letras chegassem, zom-bariam do seu pensamento: "Não colocas a tua carreira acima de teus deveres éticos nem constitucionais".

E nas searas espúrias, não existem laços de amizade, de respeito, de consideração, etc e tal, tal. Apenas afagos nos interesses do momento.

E assim caminha a humanidade política - com suas exceções, elementar -, reproduzindo 'Falstaff' , o farsante que deu nome à última ópera de Verdi, líder do coro: “Tutto nel mondo è burla" (Tudo no mundo é farsa).

No olheiro do velho ditado, conclui: "Ri melhor quem ri por último."

E tudo corre aos olhos do povo, uma dolorosa farsa que se assiste e se admira, enquanto outros poucos gritam- com ecos que não se ouvem mais - enojados.

E assim se vai caminhando e can-tando…
FONTE: BLOG DA ABELHINHA DE ELIANE LIMA DA TRIBUNA DO NORTE
O blog quixabeira news republicou  este Artigo da Jornalista Eliane Lima, por acha que se enquadra perfeitamente na situação política e administrativa da nossa Prefeitura  em que hoje vivemo no nosso município de São Vicente / RN.
Atenciosamente
Zil.Manxa