terça-feira, 23 de agosto de 2011


PF DEFLAGRA OPERAÇÃO AVATAR
PUBLICAÇÃO: 23.08.2011
A Polícia Federal em Curitiba, com o apoio do Ministério Público Federal e do Ministério da Previdência Social, deflagra nesta terça-feira, 23, a Operação Avatar, visando ao cumprimento de sete mandados de busca e apreensão - quatro em Pontal do Paraná e três em Curitiba - nas residências e escritórios de intermediários. 
O objetivo da ação é colher provas sobre a atuação de uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência Social. Estima-se que o prejuízo causado, até a presente data, seja de oito milhões de reais.
As apurações iniciaram-se em outubro de 2010, a partir de denúncias apuradas pela inteligência do Ministério da Previdência Social, noticiando a existência de concessões indevidas de benefícios de pensão por morte e aposentadorias por tempo de contribuição.
As investigações identificaram a existência de uma quadrilha formada por contadores e técnicos em contabilidade que estariam falsificando documentos comprobatórios de vínculos empregatícios inexistentes e suas inserções, de forma extemporânea, nos sistemas informatizados da Previdência Social, para a obtenção de benefícios fraudulentos para si ou terceiros.
Até o momento foram detectados 80 benefícios previdenciários fraudados pela quadrilha. Com o resultado das buscas, outros benefícios poderão ser identificados na mesma situação.
O nome da Operação, Avatar, alude à representação fictícia dos vínculos empregatícios implantados nos sistemas de concessão de benefícios.
A ação conta com a participação de 33 policiais federais e 9 servidores do Ministério da Previdência Social.

Por: Comunicação Social/ Superintendência da Polícia Federal no Estado do Paraná
Tel.:             (41) 3251-7810      
FONTE: POLÍCIA FEDRAL