VEREADORES BARRIGA BRANCA
No interior do Brasil, ficou famosa a expressão “barriga branca” para designar o homem que é mandado pela mulher ou que apanha dela. Como o nosso espírito moleque leva tudo para o lado da brincadeira, criou-se até na internet uma tal de Associação dos Ex-Barrigas Brancas Anônimos (ABBA).
De acordo com o site da entidade, os aspectos clínicos que caracterizariam a doença, porque o evento é tido como enfermidade grave, se divide em três grandes complexos: “obediênciafobia”, “domesticofobia” e o de machão.
Sobre esses sintomas, não é necessário entrar muito em detalhes.
Há alguns meses, porém, um leitor, por e-mail, me sugeriu o termo como metáfora para definir a relação entre Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal de São Vicente.
Até que nem havia percebido tanta semelhança. Mas, nas últimas semanas, com o episódio do Concurso Público envolvendo a Promotoria Pública Estadual e os parlamentares com o Senhor Prefeito achando desnecessário o cancelamento do mesmo, tendo em vista denuncia de fraudes comandadas pela firma e pela insistência do senhor Prefeito em continuar com o concurso e com a mesma Empresa MULT-SAI para investigar o caso, examinei melhor e acho que se encaixa.
Obediência inconteste, “domesticofobia” exacerbada e discursos de machão, desde que não seja contra o governo, são o diagnóstico perfeito da Casa do Povo atualmente.
Se na gestão de Francisco Bezerra Neto, os grandes embates na Casa se resumiram aos governos de Jocifran Lins de Medeiros e Lula, tinha-se a esperança de que a eleição trouxesse algo novo para o parlamento municipal. Mais depois de trinta meses, todavia, o que está claro é que nada mudou. “Continua tudo como antes igual ao quartel de Abrantes”.
Se o presidente Francisco Ginaldo (O Tico Malaquias) chegou com a cara da modernidade, nada como os episódios das irregularidades em licitações na prefeitura e o escândalo dos salários acumulados pelo Senhor Prefeitos e Secretários, que tiveram como resposta dos parlamentares a indiferença, para jogar tudo por terra. E olhe que a legislatura falta ainda 18 meses para acabar e nada mudou na nossa cidade.
Bom, para os que desejam se informar mais sobre a ABBA, o primeiro mandamento da entidade diz:
“Se você não quer deixar de ser barriga branca, o problema é seu! Se você quer deixar de ser barriga branca, o problema é nosso!”.
são vicente
quixabeira news
Esta matéria publicado no Estado do Ceará foi adaptada para situação política no nosso município
Esta matéria publicado no Estado do Ceará foi adaptada para situação política no nosso município