sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VEREADORES BARRIGA BRANCA


No interior do Brasil, ficou famosa a expressão “barriga branca” para designar o homem que é mandado pela mulher ou que apanha dela. Como o nosso espírito moleque leva tudo para o lado da brincadeira, criou-se até na internet uma tal de Associação dos Ex-Barrigas Brancas Anônimos (ABBA).
De acordo com o site da entidade, os aspectos clínicos que caracterizariam a doença, porque o evento é tido como enfermidade grave, se divide em três grandes complexos: “obediênciafobia”, “domesticofobia” e o de machão.
Sobre esses sintomas, não é necessário entrar muito em detalhes.
Há alguns meses, porém, um leitor, por e-mail, me sugeriu o termo como metáfora para definir a relação entre Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal de São Vicente.
Até que nem havia percebido tanta semelhança. Mas, nas últimas semanas, com o episódio do Concurso Público envolvendo a Promotoria Pública Estadual e os parlamentares com o Senhor Prefeito achando desnecessário o cancelamento do mesmo, tendo em vista denuncia de fraudes comandadas pela firma e pela insistência do senhor Prefeito em continuar com o concurso e com a mesma Empresa MULT-SAI para investigar o caso, examinei melhor e acho que se encaixa.
Obediência inconteste, “domesticofobia” exacerbada e discursos de machão, desde que não seja contra o governo, são o diagnóstico perfeito da Casa do Povo atualmente.
Se na gestão de Francisco Bezerra Neto, os grandes embates na Casa se resumiram aos governos de Jocifran Lins de Medeiros e Lula, tinha-se a esperança de que a eleição trouxesse algo novo para o parlamento municipal. Mais depois de trinta meses, todavia, o que está claro é que nada mudou. “Continua tudo como antes igual ao quartel de Abrantes”.
Se o presidente Francisco Ginaldo (O Tico Malaquias) chegou com a cara da modernidade, nada como os episódios das irregularidades em licitações na prefeitura e o escândalo dos salários acumulados pelo Senhor Prefeitos e Secretários, que tiveram como resposta dos parlamentares a indiferença, para jogar tudo por terra. E olhe que a legislatura falta ainda 18 meses para acabar e nada mudou na nossa cidade.
Bom, para os que desejam se informar mais sobre a ABBA, o primeiro mandamento da entidade diz: 
“Se você não quer deixar de ser barriga branca, o problema é seu! Se você quer deixar de ser barriga branca, o problema é nosso!”.
são vicente
quixabeira news
Esta matéria publicado no Estado do Ceará foi adaptada para situação política no nosso município