quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Prefeito de Jucurutu diz que Elias Fernandes, diretor-geral do DNOCS, sabia do risco de novas inundações
PUBLICAÇÃO: 26.01.2011
Em entrevista a Rádio Caicó AM nesta tarde de terça-feira (25), o prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz denunciou, o que ele chama de descaso do DNOCS com os jucurutuenses. Queiroz defende que a tragédia ocorrida com as famílias do Conjunto Habitacional do DNOCS poderia ter sido evitada, se o próprio departamento tivesse realizado a manutenção do sistema de bombeamento das águas do local.
"Eu, como prefeito, por mais de uma vez comuniquei a Dr. Elias Fernandes (diretor-geral do DNOCS), a João Guilherme para que eles viessem imediatamente fazer a manutenção desse sistema de bombeamento dessas águas, o que não aconteceu, e por isto está acontecendo tudo isso. Eu repudio este descaso do DNOCS para com a população de Jucurutu", denunciou Junior. Além de garantir abrigo para os desalojados, alimentação e outras benfeitorias, o prefeito já colocou a disposição das famílias, a assessoria jurídica do Município, para que ações contra o DNOCS sejam feitas na Justiça, na tentativa de reaverem os danos com as inundações.
Seguem trechos da entrevista:Marcos Dantas - Quais foram as ações da prefeitura depois das enchentes em Jucurutu?Junior Queiroz - A prefeitura, na área social desde ontem a noite transporta as famílias para prédios públicos, colégios, ginásios de esporte, disponibiliza aluguel de casa para quem desejar. Participamos de uma reunião hoje a tarde com o promotor de justiça, coordenador da Defesa Civil, secretários municipais e toda sociedade, além do DNOCS, que publicamente assumiu a responsabilidade dessa falha que está acontecendo em Jucurutu. Isto nada mais é do que a falta de manutenção do sistema de bombeamento que não está funcionando. Isso é triste, a chuva continua intensa. Já são quase 500 pessoas desalojadas. Vamos receber nesta quarta a governadora Rosalba para ver nossa realidade. É um fato lamentável saber que é responsabilidade de um órgão federal.
Então foi um acidente já esperado?Na verdade eu como prefeito, por mais de uma vez comuniquei a Dr. Elias Fernandes (diretor-geral do DNOCS), a João Guilherme para que eles viessem imediatamente fazer a manutenção desse sistema de bombeamento dessas águas, o que não aconteceu, e por isto está acontecendo tudo isso. Eu repudio este descaso do DNOCS para com a população de Jucurutu.
E quem vai reparar os danos as famílias desalojadas com estas inundações?A prefeitura vem dando assistência de alimentação. A governadora vai estar aqui e nos dará apoio do Estado, já que é uma despesa muito grande, e o Estado precisa somar-se a nós. Depois de tudo, vamos fazer uma avaliação dos danos e disponibilizar a assessoria jurídica da prefeitura, para ingressar em juízo, se não houver nenhum acordo administrativo, para rever esses prejuízos ocasionados a essas famílias, e que estão com as casas submersas. É um prejuízo grande, já que perdendo seus bens moveis, foi embora quase todo seu patrimônio. Queria que a área social do DNOCS viesse aqui e fizesse esse levantamento, repondo o prejuízo dessas famílias.
Você esperava que o DNOCS já viesse para a reunião com uma decisão a ser tomada sobre as famílias desalojadas?A gente esperava que o DNOCS, que foi o grande causador dessa situação, chegasse para acudir as famílias, em conjunto com a prefeitura de Jucurutu, através da secretaria de assistências social, que por sinal tem a minha esposa à frente. Ela passou a noite toda e madrugada, atendendo essas famílias, nessa área de risco. Foi uma noite de louco, caçambas, pessoas ajudando, numa ação de colaboração de todos para salvar essas famílias e as crianças. A governadora já mandou levantar a situação das famílias, para acudir com colchões, alimentos, medicamentos, leite para as crianças. De forma que a prefeitura tem encontrado por parte da governadora Rosalba, toda sensibilidade possível ao caso. Essa mesma sensibilidade, infelizmente não temos encontrado no DNOCS, que [é um órgão federal. O DNOCS tem sido insensível aos nossos apelos. Isso é um problema antigo e que se repete a cada ano. O DNOCS vem com ações paliativas, enganando a população. Este ano a gravidade foi maior, e por isso convocamos essa reunião com o Ministério Público e Defesa Civil, para que possamos fazer um TAC e enquadrar o DNOCS para que esta situação não se repita mais.
DEU NO BLOG DE MARCOS DANTAS