terça-feira, 6 de julho de 2010

Rosalba culpa Wilma e Iberê pelo descaso com a educação no Rio Grande do Norte

PUBLICAÇÃO: 06.07.2010


Ao fazer um aparte ao pronunciamento do senador Mão-Santa (PSC-PI), cujo Estado é o primeiro no ranking do pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB 2009, no Ensino Médio, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que a situação do Rio Grande do Norte é praticamente a mesma. Enquanto o Piauí ficou com nota 3,0 numa escala de zero a dez, o RN foi também reprovado com 3,1. “Somos lanterninha”, frisou a senadora, cobrando responsabilidades por esse desempenho que comprova a falta de investimentos na educação do Estado.

Lembrando que até pouco tempo o RN era governado por uma professora, Rosalba afirmou que esse descaso com o ensino médio perdura na atual gestão, embora quem esteja à frente do Estado já tenha seis mandatos de deputado federal e dois de estadual e foi vice-governador.

Para a senadora, a avaliação do Rio Grande do Norte não poderia ser diferente, uma vez que as escolas enfrentam falta de professores em diversas disciplinas e por isso muitas passaram pelo constrangimento de ter o funcionamento suspenso. “Escolas fecharam no meu Estado”, reclama a parlamentar dizendo que a evasão escolar no ensino médio é de 20%.

Enquanto no ensino médio, o quadro é negro, na educação fundamental, muitas prefeituras conseguiram boas notas como Natal, Mossoró, Ipueira, Cruzeta, Rafael Godeiro, São José do Seridó, Messias Targino, Acari, Lajes, Felipe Guerra, Sítio Novo e Itajá.

FONTE: Robson Pires