terça-feira, 15 de novembro de 2011


PREFEITURAS »
Pré-candidatos de oposição despontam como favoritos em Natal e mais 4 cidades do RN

Publicação: 15.11.2011
Por Allan Darlyson, do Diário de Natal


Na corrida pelas principais prefeituras do Rio Grande do Norte, a base da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) está em desvantagem nas pesquisas de opinião realizadas até o momento. Os pré-candidatos de oposição despontam como favoritos em Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó e Currais Novos. A consolidação das bases políticas nas eleições do próximo ano são de grande importância para o pleito de 2014. No pleito de 2010, a governadora contou com o apoio dos prefeitos de três dessas cinco cidades, tidas como pólos eleitorais.

Em Natal, os pré-candidatos da oposição - o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) - somam mais de 60% das intenções de votos do eleitorado, de acordo com as últimas sondagens. Já os pré-candidatos da base governista - a prefeita Micarla de Sousa (PV), o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) - não chegam aos 15%. A situação do sistema governista, a menos de um ano da eleição, é delicada.

Na cidade de Mossoró, principal reduto rosalbista, o cenário também não favorece o grupo da governadora. A deputada estadual Larissa Rosado (PSB), pré-candidata da oposição à prefeitura do município, lidera com folga todas as pesquisas de opinião realizadas até o momento. Na base do governo e da prefeita Fafá Rosado (DEM) prevalece a indefinição. Apesar de a vereadora Cláudia Regina (DEM), pré-candidata da situação à sucessão de Fafá, aparecer como candidata do sistema com maior potencial eleitoral, ela ainda não tem o apoio da prefeita e da governadora.

Parnamirim, o terceiro maior colégio eleitoral do estado, é mais uma cidade que o governo terá dificuldade para conquistar. O prefeito Maurício Marques (PDT), candidato à reeleição, lidera as sondagens no município. O pré-candidato preferencial da base governista em Parnamirim é o deputado estadual Gilson Moura (PV), que enfrenta desgaste. Gilson apoiou a candidatura de Rosalba em 2010 e pretende ter o apoio dela e do seu partido em 2012.

A desvantagem do grupo governista também é latente em Caicó, onde a base de Rosalba é liderada pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PR). O DEM já lançou a candidatura do vereador Nildson Dantas (DEM). No entanto, as pesquisas realizadas na cidade até o momento apontam larga vantagem do ex-prefeito Roberto Germano (PMDB). Há, inclusive, uma tentativa do grupo de Roberto de levar a governadora para o seu palanque. Para isso, o DEM teria que desistir da candidatura de Nildson.

O grupo governista também enfrenta dificuldades em Currais Novos. O prefeito Geraldo Gomes (DEM), pré-candidato à reeleição, tem uma gestão mal avaliada. Isso favorece à ascensão dos pré-candidatos oposicionistas José Lins (PR) e Milena Galvão (PMDB), vice-prefeita do município. No município de São Gonçalo do Amarante, o grupo governista sai em vantagem, com a pré-candidatura do deputado estadual Poti Júnior (PMDB), que lidera as sondagens relativas à sucessão do prefeito Jaime Calado.
POSTADO PELO DIÁRIO DE NATAL