sexta-feira, 18 de novembro de 2011

RORAIMA »
Superior Tribunal de Justiça abre ação penal contra ex-governador

Publicação: 18.11.2011 
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu denúncia contra ex-governador de Roraima, Neudo Campos, Henrique Manoel Fernandes Machado, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e mais três nomes, que respondem por desvio de recursos públicos e formação de quadrilha. Os réus teriam se associado, na capital Boa Vista, entre 1998 e 2002 e por conta disso R$ 70 milhões teriam sido desviados, apenas em 2002.

Outra acusação contra o ex-governador é a participação no chamado “Escândalo dos Gafanhotos”, que envolvia a inclusão de 6 mil funcionários fantasmas na folha do pagamento do Departamento de Estradas e Rondagem (DER-RR) e da Secretária de Administração de Roraima, os salários eram desviados para a conta de terceiros.

Machado está afastado do cargo de conselheiro até o término da instrução da ação penal. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Campos e Machado seriam os mentores do esquema. O primeiro como governador teria providenciado autorização legal, a criação da Tabela Especial de Assessoria e inclusão dos nomes como servidores.

O MPF acredita também que Machado foi o responsável pela regulamentação de pessoas humildes para a admissão na folha de pagamento e por uma série de indicações para a Secretária de Administração e para o DER-RR. O processo chegou ao STF no mesmo ano em que Neudo se elegeu deputado, em 2010 e ele teve que renunciar ao mandato. Como um dos réus é ministro do Tribunal de Contas, o processo foi remetido para o STJ, instância apropriada para o caso e os envolvidos.
POSTADO PELO DIÁRIO DE NATAL