segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Política e o seu jogo de xadrez

PUBLICAÇÃO: 07.11.2011
À medida que o tempo passa fica mais difícil não abordar sobre a política municipal e evidentemente sucessão, quem serão os candidatos a compor às eleição de prefeito e vereadores do próximo ano, o que é algo normal em se tratando de democracia. No momento todas as suposições e atos festivos ou políticos podem ser entendidos como válidos ou não perante a opinião pública e partidária. O fato é que na política o ciclo da revitalização ou mudança e apoio é algo constante principalmente quando se trata da manutenção do poder. A velha máxima continua mais do que atualizada onde os correligionários de hoje podem ser os adversários de amanhã e vice-versa explicitando o que muitos já sabem que dentro da política não existem amigos e nem inimigos, apenas interesse. A única coisa que não posso deixar de citar é que de acordo com o panorama atual grupos políticos já começam a viabilizar conjecturas com vista ao próximo pleito eleitoral. Comentários a parte, o certo é que todas as decisões devem ser respeitadas, pois mesmo que sejam adversas ao esperado ajustes são necessários. O mais importante de tudo isso é que independente das decisões e dos interesses partidários o nosso município possa está acima de tudo e de todos por acreditar que os interesses coletivos estejam numa posição acima dos embates políticos. Então meus amigos eu já votei em macaco, mas não voto mais, respeito é bom e eu gosto, por isso mesmo já fui correligionária de ontem, hoje sou adversária com muito orgulho, meu lema é mostrar a verdade, sou livre e não tenho rabo preso com nenhum de vocês e muito menos rabo de palha, tenho convicção que posso passar perto de fogo que jamais vou me queimar, fui clara? Caso contrário você que se sente tão incomodado não é obrigado a ver o Blog da Verdade.
Com vistas ao citado acima descrevo parte de trecho do Wikipédia como fonte de suporte englobando o que no meio político devemos observar sobre política, moral e ética.
Nenhuma profissão é mais nobre do que a política porque quem a exerce assume responsabilidades compatíveis com grandes qualidades morais e de competência. A atividade política só se justifica se o político tiver espírito republicano, ou seja, se suas ações, além de buscarem a conquista do poder, forem dirigidas para o bem público, que não é fácil definir, mas que é preciso sempre buscar. Um bem público que varia de acordo com a ideologia ou os valores de cada político, mas o qual se espera que ele busque com prudência e coragem.
A ética da política não pode ser diferente da ética da vida pessoal. E além de observar os princípios gerais, o político deve mostrar ao povo que o elegeu sua capacidade de defender o bem comum, e o bem estar de toda a sociedade, sem se preocupar com o simples exercício do poder. Além de não distinguir, de qualquer forma, os demais membros da sociedade, deve ser capaz de mostrar a esses membros que assume a responsabilidade pela consecução deste objetivo. Exerce assim, o que se convencionou chamar da “ética da responsabilidade”.
E a ética da responsabilidade leva em consideração as conseqüências das decisões que o político adota. Em muitas ocasiões, o político pode ser colocado frente a dilemas morais para tomar decisões. Mas, o político ciente, de sua obrigação com a ética da responsabilidade, sabe que não deve subverter seus valores e, muito menos aqueles que apresentaram para seus eleitores. (grifo nosso)
No momento certo o leque de opções surgirá e caberá a nós eleitores saber analisar, comparar e julgar através do voto. De uma coisa eu tenho certeza nenhum político a nível municipal se elegerá se assim a população não permitir. Qualquer semelhança é mera coincidência...

POSTADA POR EDNA DO BLOG DA VERDADE DE JARDIM DE PIRANHAS


EM TEMPO:
COMENTÁRIOS DO QUIXABEIRA NEWS


Esta matéria de Edna nos faz lembrar os políticos do nosso município, por isso resolvi postar para que os internautas possam sentir que a nossa situação política não é tão diferente da cidade de Jardim de Piranhas. Aqui só tem um porem é que esta administração vai de mal a pior em todos os sentidos.
Atenciosamente
São Vicente, 07.11.2011
quixabeira news