O que é a Res Publica
Entenda os conceitos fundamentais das repúblicas:
Conceitos
Princípios clássicos
A palavra “república” vem do latim “res publica” (coisa pública) – sinônimo de administração dos bens e interesses coletivos. O conceito original é antagônico ao da monarquia, o governo de um rei ou imperador. Por vezes, o republicanismo é confundido com democracia, pois a república caracteriza-se pela alternância do chefe do Poder Executivo por meio de voto popular, ao contrário do que ocorria nas monarquias absolutistas (hoje, as monarquias constitucionais são democráticas). Um terceiro princípio fundamental do republicanismo é a igualdade de todos os cidadãos. A esse princípio se incorporou a noção de liberdade do indivíduo.
O novo republicanismo
A partir da década de 1980, teóricos passaram a incorporar novas matizes ao conceito de República. Incluíram a noção de que os cidadãos teriam o direito à ampla participação na vida pública de um país, não se limitando apenas ao voto. Poderiam, por exemplo, participar constantemente dos assuntos políticos. Além disso, ao Estado também não caberia oferecer impedimentos à ação dos indivíduos.
A República no Brasil
A origem
Em 15 de novembro de 1889, um golpe de estado, liderado pelo Marechal Deodoro, põe fim ao Império de dom Pedro II. Entretanto, naquele momento a república era entendida quase que meramente como um sistema de alternância do chefe do Executivo mediante escolha pelo voto.
Entre eleitos e golpes
Dos 121 anos da República, apenas 40 anos transcorreram com eleições livres e democráticas (1945-1964 e 1989-2010). A República Velha (1889-1930) teve eleições reconhecidamente fraudadas e com baixíssima adesão popular. E, no restante do período, o Brasil viveu sob regimes ditatoriais ou não eleitos pelo voto popular.
BLOG QUIXABEIRA NEWS
SÃO VICENTE:15.11.2010