Dilma veta ganho real de aposentado
PUBLICAÇÃO: 16.08.2011
Governo alega que não pode garantir recursos, pois os percentuais dos reajustes ainda não foram definidos
DILMA SANCIONOU LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO) COM 32 VETOS |
Aprovada em julho pelo Congresso Nacional, a Lei de Diretrizes Orçamentárias estipula os parâmetros que guiarão a elaboração do Orçamento Geral da União do ano seguinte. Até 31 de agosto, o Executivo tem de enviar ao Congresso o Projeto de Lei do Orçamento de 2012.
Entre os outros itens vetados, está o dispositivo que criava uma meta de déficit nominal de 0,87% do Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todas as riquezas do país - para o próximo ano. O déficit nominal corresponde ao rombo nas contas do governo depois do pagamento dos juros da dívida pública. Segundo a Casa Civil, tanto o resultado nominal como a dívida do setor público são influenciados por fatores externos, fora do controle do governo, como a crise financeira internacional.
Abusos
Ao participar, ontem, da cerimônia de posse do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reconduzido ao cargo, a presidente Dilma Rousseff disse que fará o que estiver ao seu alcance para coibir abusos, excessos e afronta à dignidade de qualquer cidadão que venha a ser investigado. "Onde o crime organizado atuar, vamos combater com firmeza", assinalou. Em seguida, acrescentou: "Farei tudo que estiver ao meu alcance para coibir abusos, excessos e afronta à dignidade de qualquer cidadão investigado. Meu governo quer uma Justiça eficaz, mas sóbria e democrática, senhora da razão e incontestável em suas atitudes e providências".
FONTE: DIÁRIO DE NATAL