sábado, 3 de setembro de 2011

REVISTA ISTO É 
RICARDO BOECHAT
PUBLICAÇÃO: 03.09.2011

Olhos na hélice

Quinze dias após o acidente que matou, na Bacia de Campos, 

as quatro pessoas a bordo do helicóptero Agusta.

Aviação Olhos na hélice

01.jpg
Quinze dias após o acidente que matou, na Bacia de Campos, as quatro pessoas a bordo do helicóptero Agusta, da Sênior Táxi Aéreo, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação está alertando os donos do modelo AW 139 para inspeção imediata nas pás do rotor de cauda. Em caso de fissura, a troca tem que ser imediata. O órgão sugere ainda checagens de 25 em 25 horas, a partir de agora, e novas peças a cada 600 horas de uso. A Anac pôs o alerta em seu site.

Patentes Devagarzinho
O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) leva sete anos, em média, para dar ok numa patente e cerca de metade desse tempo para registrar uma marca. A lentidão foi muito criticada esta semana em seminário da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual.  O problema é que a cada dia surgem 28 mil novos pedidos. Não deve ser por falta de técnicos, já que a autarquia resolveu mudar-se para um prédio novo no centro do Rio de Janeiro, ao lado de sua sede. Será que as necessidades não são outras?

Saúde Tom especial
Criada para ajudar pacientes com câncer de mama – é a única no Brasil com um banco de perucas online, para pessoas em tratamento da doença –, a Fundação Laço Rosa fará um ano em outubro. A festa iluminará de rosa a fachada da Igreja da Penha, um dos símbolos do Rio de Janeiro, erguida no alto de uma pedra e famosa pelos 382 degraus.
TV Pura ficção?
BOE_03_IE-2182.jpg
Um dos autores da nova versão da novela “O Astro”, ao lado de Alcides Nogueira, Geraldo Carneiro tem resposta pronta quando lhe indagam “quem matou Salomão Hayala?” “Estou certo de que foi um dos que se recusaram a pagar propina na corrupção que assolou o Ministério dos Transportes”, brinca. Sobre Herculano Quintanilha, suspeito do crime na trama, Geraldinho observa: “Ele é um príncipe, se comparado aos vilões de nosso tempo, de cinismo e falta de ética.”
Política Peso extra
BOE_02_IE-2182.jpg
Não foram apenas os votos de 265 deputados que ajudaram Jaqueline Roriz a se livrar da perda do mandato federal na Câmara. Pesou também ter como suplente o delegado aposentado da Polícia Civil Laerte Bessa, muito ligado ao ex-governador José Roberto Arruda. A bancada federal do DEM não o apoia em hipótese alguma.
História Corrente
O Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul iniciou petição pública pelo País para pressionar a prefeitura gaúcha de Rio Grande a não erguer um monumento a Golbery do Couto e Silva, ex-ministro da Casa Civil na era Geisel.
STF Sem  efeito
Há um oba-oba nas redes sociais sobre um pedido de impeachement do ministro Gilmar Mendes, do STF. O mesmo foi arquivado pelo Senado, sem alarde. Antes que surja outra marola, vale dizer que pedidos do gênero são comuns no protocolo da Casa. Tanto como a venda de remédios sem receita. Ainda este ano, um militar reformado requereu no Senado o impedimento dos 11 ministros do Supremo, inconformado com as decisões do colegiado.
Ministério Público Santo de casa...
BOE-06-IE.jpg
Menos de 48 horas após Dilma Rousseff pedir a contenção de gastos públicos diante da crise internacional, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Planalto, na quinta-feira 1º, projeto de lei sobre as carreiras do Ministério Público da União. Entre outras coisas, a proposta embute no salário mensal dos motoristas da PGR uma gratificação de 35%, paga desde 2006 e que o STF declarou ilegal na terça-feira 30.
Governo Frota na festa
BOE-05-IE.jpg
Está reforçada a segurança do vice-presidente, Michel Temer, em São Paulo, onde foi vítima de uma tentativa de assalto. Um terceiro automóvel blindado passou a acompanhar os deslocamentos do vice-presidente no Estado. A mudança estará bem visível no sábado 3, quando ele irá a um concerto na Sala São Paulo, comemorativo dos 80 anos do deputado Paulo Maluf.
Agricultura Salada de frutas
Azedou a relação entre os associados do Instituto Brasileiro de Frutas, fundado em 1990. Na sexta-feira 16, em São Paulo, os maiores produtores nacionais de maçã, melão, manga e uvas, entre outros, anunciarão a criação de uma nova enti­dade para promover o crescimento do setor e o desenvolvimento de pesquisas, tendo como foco maiores vendas para os mercados interno e externo.
Medicamentos Baixas na resistência
Quando voltar a discutir o comércio de remédios para emagrecer, a diretoria da Anvisa terá menos peso nos ombros. Venceram esta semana os mandatos dos membros da Câmara Técnica de Medicamentos. A Cateme atuou firme para o Brasil proibir os inibidores de apetite à base de anfetamina (anfepramona, femproporex e mazindol) e da sibutramina. Esta última é vista com bons olhos na agência. 
Arte De volta
Desaparecida desde 2008, a escultura “Carcará”, uma das mais importantes de Bruno Giorgi (1905-1933), está sendo oferecida a colecionadores do eixo Rio – São Paulo. O preço passa de R$ 1 milhão. A obra integrava o conjunto arquitetônico da TV Manchete, que é tombado.À época, o prédio, na zona sul carioca, estava alugado a uma faculdade.
Carne Sinal verde O governo japonês anunciará até dezembro a abertura daquele mercado para a carne suína do Brasil. Hoje, não importam nada daqui. De início, apenas a produção de Santa Catarina será aceita.

BrasilShow geral
O aumento da renda dos assalariados está impondo desafios inéditos aos executivos no Brasil. Maior empresa de entretenimento da América Latina, a paulista Time for Fun, que já trouxe ao País Madonna, U2 e Rod Stewart, entre outros, estuda ampliar o perfil de seu portfólio para incluir atrações que seduzam e caibam no orçamento da classe C. Segundo especialistas do mundo dos espetáculos, esse é o grande filão a explorar no mercado brasileiro da diversão.
Exportação Alta o risco
BOE-04-IE.jpg

Produtores nacionais de banana afirmam que o chanceler Antônio Patriota pisou na casca da fruta, em recente viagem a Quito (Equador). Lá, declarou que o Brasil priorizará estudos visando a abrir nossas fronteiras para a fruta equatoriana. 
O Ministério da Agricultura sempre cozinhou o assunto, temendo que, com o produto, entrem no Brasil pragas comuns nas plantações equatorianas – aqui inexistentes.
POSTADO PELA REVISTA ISTO É