sexta-feira, 9 de setembro de 2011


POLÍTICA

Só rasgando a Constituição

PUBLICAÇÃO: 09.09.2011

"Por que essa recorrência do PT em flertar com aquilo que alguém apelidou,com rara infelicidade, de “controle social da imprensa”?
Todos sabem que governos e imprensa, de um modo geral, mesmo nos países de tradição democrática, mantém relações tensas e estão longe de cultivar grandes amizades. E , na verdade, quanto menos íntimos forem, melhor para a sociedade.
Uma das anedotas históricas do período de ditadura militar,foi a cândida declaração do então presidente, general Costa e Silva,num jantar com a condessa Pereira Carneiro, proprietária do “Jornal do Brasil”, jornal muito influente na época: “Nós não gostamos de crítica construtiva. Gostamos de elogios mesmo”.
Os regimes autoritários podem se dar ao luxo de dizer como é que a imprensa deve se comportar.
Não foi por acaso que exatamente nesta semana, Cuba retirou as credenciais do jornalista espanhol Mauricio Vincent, do “El País”, que trabalhava na ilha desde 1991, e o Irã descredenciou Ángeles Espinoza, do mesmo jornal, e pelos mesmos motivos: não escrever o que os governos queriam."
Leia a íntegra em Só rasgando a Constituição
Sandro Vaia é jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. É autor do livro “A Ilha Roubada”, (editora Barcarolla) sobre a blogueira cubana Yoani Sanchez. E.mail: svaia@uol.com.br
POSTADO POR RICARDO NOBLAT DO O JORNAL O GLOBO