terça-feira, 20 de setembro de 2011


POLÍTICA

Como será a passeata de hoje?

PUBLICAÇÃO: 20.09.2011

A manifestação contra corrupção marcada para cinco desta tarde na Cinelândia, no Rio, acontecerá para valer?
Afeito a passeatas a favor de minorias, o carioca quando se mobiliza por uma causa suprapartidária é porque algo muito errado no país chegou ao limite. Então, se essa mobilização obtiver sucesso, será sinal de que uma ficha caiu e tilintou no juízo de milhares de brasileiros.
Talvez por seu espírito litorâneo, soprado por ventos de montanha e mar, convivendo com pacas, jacarés e macacos soltos pela cidade (verdade!), o carioca de hoje não seja chegado a moralismos, nem extremismos. Os cidadãos do Rio odeiam que lhes imponham gostos, moda ou ideologias.
Por sua diversidade, costumam ser mais criativos e independentes na maneira de pensar e agir. Só que com um efeito colateral: a desordem urbana; por falta de educação em casa, na escola e na rua. Confundindo autoridade com repressão ou com injustiça social. Sem ver que as leis, como as de trânsito, por exemplo, servem para o bem-estar de todos. Mas isto é uma outra conversa.
O assunto agora tem a ver com a ação de certos indivíduos interessados em confundir a cabeça das pessoas revoltadas com a corrupção generalizada no Brasil. Tentam convencê-las de que estão sendo cooptadas por um movimento "golpista!". Para isso, classificam aqueles contra corruptos e corruptores de "direita". Os de "esquerda" seriam a favor?
É impressionante como radicais (que não conseguem refletir nem lidar com diferenças) não enxerguem que há acontecimentos amplificadores da percepção. Quer um? No Rio, a conquista das Olimpíadas, junto com o sentimento da população de que oportunidades possam ir pelo ralo, trouxe à tona a indignação contra abusos, desvios, fraudes e tudo que inviabilize legados.
Não custa repetir. Cidadãos não aguentam mais perder o seu dinheiro (recolhido através dos impostos) para os golpes dos larápios de prontidão. Ou para as mordidas dos gatunos corriqueiros. E continuar a ouvir e a ler misérias sobre saúde, educação, segurança etc.
O que não significa inexistência de políticos com lisura e de pessoas íntegras no governo.
Não me parece que o ato marcado para hoje na Cinelândia tenha como objetivo alvejar partidos. Muito menos atingir a presidente Dilma Rousseff. Tudo leva a crer que a intenção é a de festejar a democracia, encenando um pretensioso combate: o de demolir o poder da corrupção, em defesa do desenvolvimento sustentável de nosso país.
Ateneia Feijó é jornalista
POSTADO POR RICARDO NOBLAT DO JORNAL O GLOBO