terça-feira, 6 de setembro de 2011


Movimento faz abaixo-assinado por Ficha Limpa

PUBLICAÇÃO: 06.09.2011
MCCE colhe assinaturas na internet para pressionar Dilma a indicar ao STF ministro favorável à aplicação da lei nas próximas eleições. Mais de 50 mil pessoas apoiaram a iniciativa nas primeiras dez horas

EX-MINISTRA ELLEN GRACIE
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançou hoje um abaixo-assinado para pedir à presidenta Dilma Rousseff que indique ao Supremo Tribunal Federal (STF) um ministro favorável à aplicação da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições de 2012. O movimento é responsável pela coleta de assinaturas que permitiu a apresentação do projeto de lei de iniciativa popular que resultou na norma que proíbe a candidatura de políticos com condenações em órgãos colegiados ou que renunciaram ao mandato para escapar da cassação. Em apenas dez horas, mais de 50 mil pessoas assinaram a petição nesta quarta-feira. Quem quiser apoiar a iniciativa, pode assinar virtualmente AQUI.
A escolha do novo ministro que substituirá a ex-ministra Ellen Gracie é fundamental para o futor da Ficha Limpa, já que os magistrados estão divididos sobre o assunto. Ellen era favorável à aplicação da lei. O STF deve se posicionar em breve sobre um questionamento do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a validade da lei para as próximas eleições.
Veja o teor da carta que o MCCE pretende enviar a Dilma:
“Nossa querida Ficha Limpa está em perigo — o STF pode julgar a lei inconstitucional e dar margem para que centenas de políticos condenados se candidatem às eleições. Mas a Presidente Dilma pode salvar a lei escolhendo um novo Ministro que seja contra a corrupção.
A corte está dividida, mas esse novo Ministro vai ter o voto decisório. Políticos corruptos estão fazendo pressão por um Ministro que seja contra a Ficha Limpa. Mas nós já derrotamos esses políticos sujos uma vez — nosso movimento, que vem do povo, forçou o Congresso a aprovar a Ficha Limpa contra sua vontade. Podemos fazer isso novamente esta semana se nos mobilizarmos em massa e fizermos um apelo à Dilma para que ela escolha um candidato forte.
A Presidente Dilma se comprometeu em lutar contra a corrupção. Vamos fazer desse dia 7 de setembro o Dia da Independência da Corrupção. Assine essa petição urgente e, em seguida, encaminhe para todos — a petição será entregue diretamente aos conselheiros da Dilma, e apoiadores da Ficha Limpa serão representados em banners nas marchas que acontecerão no Dia da Independência em São Paulo e Brasília.”
POSTADO PELO CONGRESSOEMFOCO