sábado, 19 de março de 2011

Dilma recebe o presidente Obama no Palácio do Planalto


Publicação: 19/03/2011 

A presidente da República Dilma Rousseff recebeu o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na entrada do Palácio do Planalto, às 10h30 desta manhã (19/3). Obama subiu sozinho a rampa com trinta minutos de atraso. Michele já estava ao lado de Dilma quando ela cumprimentou Obama.

 (Denise Rothenburg/CB/D.A Press)

Dilma chegou ao Palácio do Planalto às 9h25 para o encontro. Diferente do estilo sóbrio característico, a presidente está com vestido cor magenta, puxado para o vermelho, e um xale. Ministros e demais autoridades cumprimentaram o presidente americano. 
O ponto alto do encontro entre a primeira presidente mulher do Brasil e o primeiro negro a comandar os EUA é a reunião privada, marcada logo após os cumprimentos. Em seguida, ministros brasileiros e secretários dos Estados Unidos se juntarão à conversa. Por volta das 12h, os dois chefes de Estado receberão a imprensa. Ainda não está definido se Dilma e Obama responderão às perguntas dos jornalistas ou farão apenas um pronunciamento conjunto. 
Antes do encontro, os chefes de estado visitarão a exposição, no Palácio do Planalto, Mulheres Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20 com cerca de 80 obras, entre telas e esculturas, instalações e gravuras de 49 artistas brasileiras. Uma das principais obras exposição é o Abaporu, de Tarsila do Amaral, um símbolo dos mais representativos da pintura modernista brasileira. 
Do Palácio do Planalto, Obama irá ao Itamaraty, onde participará do encerramento do fórum de presidentes-executivos de empresas brasileiras e norte-americanas e de um almoço com 150 convidados, entre eles, os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, Josè Sarney e Itamar Franco. O Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva recusou o convite para participar do almoço. 
Em seguida os dois chefes de estado irão para o Centro de Convenções Brasil 21, onde ele fará um discurso em um compromisso agendado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Cerca de 400 convidados ouvirão o norte-americano falar por cerca de 50 minutos.
Mais tarde, Obama retorna ao Palácio da Alvorada, para um coquetel com a presidente Dilma e alguns ministros.


Camarote
Um grupo de 20 crianças de uma escola pública do Guará, cidade a 15 quilômetros da região central de Brasília, acenava bandeiras dos dois países para o presidente norte-americano.

* Com informações da Agência Brasil
FONTE:CORREIO BRAZILIENSE