segunda-feira, 10 de outubro de 2011


PREFEITURA DE SÃO VICENTE NÃO SE PRONUNCIA SOBRE CASO DE MENINGITE NA CIDADE

PUBLICAÇÃO:10.10.2011

Em São Vicente a Secretaria de Saúde ainda não se pronunciou sobre a morte de uma jovem que foi ceifada em plena juventude, que por coincidência faz parte da família da vereadora Iracema Pereira de Lima, cuja mesma faz parte da base de sustentação do atual prefeito Francisco Bezerra Neto. 
Mais uma vez voltamos a falar que esta administração ainda não disse para que a mesma fosse eleita, pois deste o principio se acreditava que esta administração iria fazer uma grande Gestão em termo de Saúde por ser o Sr prefeito da própria área da Saúde, mas o que presenciamos neste vinte nove meses é uma total inoperância com relação aos programas de saúde para com a população, por outro anglo o que a população pode pensar de uma administração que já mudou a titular da Secretária de Saúde por três vezes neste curto período de péssima administração e olhe se não vai ter o quarto Secretario de Saúde antes de chegar ao final desta administração, sem comentar o que prometeram e não cumpriram durante a campanha politica eleitoral para se eleger em 2008.
Perguntamos ao incansável prefeito se a sua administração já fez os devido procedimentos de comunicar aos órgãos competente junto a Secretária Estadual de Saúde sobre o falecimento  da jovem e a causa morte que vitimou a mesma?
Quais a providências que a Secretária de Saúde já tomou para a população com relação a esta morte por Meningite bacteriana?
O que a Secretaria de Saúde fez com relação as pessoas que tiveram contacto com a jovem em termos de prevenção de Meningite bacteriana? 
Esperamos que não suja outro caso grave como este, pois a sua administração vai de mau a pior de tanto "trabalhar" em prol da saúde da população.  Segundo uma matéria que foi elaborada pelo próprio prefeito se auto elogiando e publicada hoje dia 10 de outubro no blog de Marcos Dantas como um dedicado ao trabalho com relação a sua profissão de Dentista o que é louvável, mas esquece o Sr Gestor municipal que o mesmo foi eleito em 2008 se comprometendo a promover saúde para a população, mas na verdade não vem cumprindo desde o inicio, está é a mais pura verdade.   
Lembramos ao Gestor municipal que um caso mesmo que seja isolado de MENINGITE BACTERIANA no nosso município deve ser tratado com seriedade que merece e com todos os cuidados possíveis para que não tenha acontecido outros contágios. 
  
Tipos de Meningite
Meningite é uma inflamação das meninges, estruturas que revestem o cérebro e toda a medula espinhal. Existem 2 tipos de meningite, são eles a meningite viral e a meningite bacteriana.
Meningite Viral
A meningite viral é causada por vírus que costumam se manifestar no verão e afetar principalmente jovens a partir dos 15 anos de idade. Esse tipo de meningite é menos grave, e desenvolve sintomas parecidos com os da gripe como febre, mal estar e dores no corpo, sintomas que se tratados corretamente podem desaparecer em 10 dias. A transmissão é feita através do contato direto com secreções de pessoas infectadas.
Meningite Bacteriana
A meningite bacteriana é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Este é um tipo de meningite mais grave e se não for diagnosticada de forma precoce pode levar a morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais. Essas bactérias entram em contato com os humanos através das vias respiratórias e acabam infectando o cérebro. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos em um ambiente hospitalar.
Meningite Bacteriana
O que é:
A meningite bacteriana é uma inflamação das meninges, (películas que envolvem o cérebro), causada por bactérias, que pode levar à morte em poucas horas, sendo por isso necessário atenção médica urgente quando essa doença é diagnosticada.
Agente Causador da Meningite Bacteriana
As 3 espécies de bactérias causadoras da maioria dos casos de meningite bacteriana são:
Neisseria meningitidis causadora da Meningite Meningocócica,
Hemophilus influenzae causadora da Meningite Viral e Streptococcus pneumoniae, causadora da Meninigite Penumocócica .
Elas estão presentes no meio ambiente e instaladas no nariz e no sistema respiratório, sem, entretanto, causar qualquer dano, mas por razões desconhecidas em algum momento atingem o sistema circulatório e então atingem as meninges.
A meningite bacteriana também pode ocorrer após um traumatismo crânio- encefálico ou como resultado de um distúrbio do sistema imune.
Diagnóstico da Meningite Bacteriana
O diagnóstico da meningite bacteriana é feito através da observação dos sintomas do paciente e do exame do líquor, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de líquido que envolve a medula espinhal.
Como Tratar a Meningite Bacteriana
O tratamento para a meningite bacteriana é feito com a toma de antibióticos o mais rápido possível para que o risco de sequelas neurológicas seja reduzido. Quando o diagnóstico é feito a tempo e o tratamento é instituído imediatamente, o risco de morte é muito reduzido, porém um diagnóstico demorado que leva a um tratamento iniciado tardiamente, pode produzir lesões cerebrais permanentes ou morte, especialmente em crianças pequenas e em idosos.
Postado pelo quixabeira news