domingo, 2 de outubro de 2011


Coordenador do SAMU Metropolitano faz grave denúncia

Publicado em Especial
PUBLICAÇÃO: 02.10.2011
VEJA O QUE FEZ UM PÉSSIMO GOVERNO QUE QUERIA SE ELEGER NA ELEIÇÃO PASSADA DE 2010 NO RIO GRANDE DO NORTE, TRIPUDIANDO E PISANDO A POPULAÇÃO QUE PRECISAVA E PRECISA DOS SERVIÇOS PÚBLICO TODOS OS DIAS COM RELAÇÃO A SAÚDE. 

Coordenador mostra equipamentos novos do SAMU - Fotos: Heldon Simões
Ao assumir a coordenação do SAMU Metropolitano, em janeiro de 2011, o médico Luiz Roberto Fonseca se deparou com realidade tal-qual apresentada na reportagem especial exibida pelo Fantástico no domingo passado (25), que revelou a vergonhosa realidade das ambulância em cidades de sete estados brasileiros.
Enquanto 30 ambulâncias novas cedidas pelo Governo Federal estavam há sete meses guardadas no galpão do DER, as em atividade estavam com macas quebradas, sem climatização, etc e tais.
Mais: duas salas estavam abarrotadas de material, mas, segundo Luiz Roberto, o acesso era negado. Ao procurar saber o motivo que impedia a retirada do material e o uso das ambulâncias, a resposta era que só podia o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde (Copis-RN), instituição que seria responsável pelo gerenciamento do SAMU.
Denuncia: – “O mais grave é que o governo passado não tinha firmado convênio com essa instituição e que as ambulâncias e o material que eles impediam de serem utilizados eram de propriedade do próprio governo. Quando tomamos conhecimento de que eram bens do Estado, quebramos os cadeados e abrimos as salas. Até desfibrilador estava guardado, enquanto que nas ambulâncias em circulação faltava de tudo”.
Por identificar várias irregularidades, o governo decidiu não firmar o convênio com o Copis e se responsabilizar pelo gerenciamento.
Segundo o coordenador, o governo federal liberou 32 ambulâncias, mas a gestão passada optou receber apenas 30.
A frota do RN era de 14 ambulâncias, porém, o estado de abandono era imenso. Dessas, sete foram descaracterizadas e encaminhadas para hospitais regionais, por não estarem mais em condições de atender pelo SAMU. As outras sete foram reaproveitadas e hoje fazem parte do quadro de reserva.
Sobre a regionalização, informa que quatro ambulâncias que deveriam estar em circulação estão paradas no pátio do Corpo de Bombeiros de Mossoró.
Motivo: aguardam que os municípios contemplados – Baraúna, Apodi, Areia Branca e Caraúbas – cumpram com a contrapartida exigida pelo governo. “A regionalização do SAMU é feita da seguinte forma: o governo entra com o médico, o veículo e a sua manutenção, o município fica responsável por contratar o técnico de enfermagem e o condutor”, explica.
Continua: – “Não adianta o governo enviar a SAMU se o município não oferecer leitos suficientes. Iremos com isso caracterizar de ‘ambulânciaterapia’ o carro da SAMU, e essa não é a finalidade do serviço. Se o município não melhorar o atendimento, as ambulâncias irão acabar retornando para Natal com pacientes dessas regiões, lotando ainda mais o Walfredo Gurgel”.
Assu recebeu dois veículos e Canguaretama recebeu um. Estão em pleno funcionamento. Já Santo Antônio do Salto da Onça, Goianinha, Touros, Macau e João Câmara se preparam para implementação do sistema. A previsão é que até meados deste mês  essa regionalização funcionando.
LR garante que todas as unidades estão em perfeitas condições de uso, com manutenção periódica, e afirma que, em hipótese alguma, existe troca de peça de um veículo para outro, como acontece com o SAMU Natal.
Sobre o quadro de funcionários, diz que escalas são cumpridas: – “Quando assumimos eram 14 médicos, hoje são 29. Estamos em nove municípios, mas em breve passaremos para 16″.

Novas e conservadas

Frota

Frota antiga, mas bem conservada


Farmácia abastecida
VEJA QUE TUDO ISSO...


POSTADO POR ELIANE LIMA NO SEU BLOG ABELHINHA NA TRIBUNA DO NORTE