quinta-feira, 27 de maio de 2010

Procurador eleitoral ingressa com ações de propaganda eleitoral antecipada contra Wilma, Iberê e Hermano Morais

Publicação: 27.05.2010

E nesta quinta-feira (27), a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RN) ingressou com três novas representações por propaganda eleitoral antecipada. Na lista dos acusados: a ex-governadora Wilma de Faria, o governador Iberê Ferreira de Souza e o vereador natalense Hermano Morais, que não aguardaram o início do período de propaganda eleitoral lícita, 6 de julho, para fazer campanha política.

De acordo com a assessoria do PRE/RN, o alvo da representação ajuizada contra Wilma é a mensagem do dia das mães, veiculada na TV entre os dias 6 e 8 de maio, tratou-se de publicidade político-eleitoral, transmitida de forma subliminar. O procurador eleitoral auxiliar Rodrigo Telles destaca que, na época em que as inserções foram ao ar, Wilma não mais exercia qualquer função de representação da população potiguar, uma vez que não ocupava cargo eletivo. "O objetivo da futura candidata, portanto, somente pode ter sido o de promover e fixar sua imagem, de forma antecipada, perante o eleitorado", frisou.

Com relação a Iberê, a propaganda antecipada se deu em razão da logomarca oficial apresentada nos primeiros dias da administração. Para a Procuradoria Regional Eleitoral, o novo símbolo, formado pelo mapa do Rio Grande do Norte preenchido por diversas letras "i" grafadas em minúsculo, configura uma típica peça publicitária de natureza político-eleitoral. Se as representações forem julgadas procedentes, os três pré-candidatos podem ser penalizados com o pagamento de multa de até R$ 25 mil.