Publicado em Eleições 2010
PUBLICAÇÃO: 09.08.2010
Durante os 25 minutos de explanação, na sabatina ‘Motores do Desenvolvimento’, a democrata Rosalba Ciarlini causou boa impressão ao público ouvinte.
O discurso de Rosalba foi – aparentemente – de improviso (mas com uma parte escrita como apoio), incluindo as frases do seu marketing “fazer acontecer” e “força da união”.
Discorreu sobre sua administração em Mossoró., citando balcão de negocios, a contrução do gasoduto, saneamento…
Entre tantas, disse que o “desenvolvimento precisa chegar, não dá mais para esperar pra fazer o Rio Grande do Norte acontecer”.
Sobre a mão de obra qualificada: “muitas vezes é falada, mas nada acontece”.
Exemplificou, voltando à sua gestão: - “Em Mossoró, em pesquisa foi constatada a falta de marceneiro. O que fizemos imediatamente? Qualificação. Hoje nós dispomos dessa mão de obra que atende Mossoró, e toda região do Vale. Foi um trabalho simple com grandes resultados”.
Sem modéstia, garantiu-se: – “Tenho essa sensibilidade e vontade política para fazer”.
Levou crítica à educação: – “Como pode o nosso estado ter 20% de analfabetos? Para isso tem que haver um levantar da sociedade. A profissionalização tem que estar presente de todas as formas possíveis. Eu não quero ser governadora fazendo planejamento para a próxima eleição. (…) Nós temos que pensar prioritariamente na saúde. Como pensar em saneamento se a gente não tem esgoto”.
Sobre segurança, aproveitou o assalto ocorrido no pre´dio da FIERN, último sábado, prato cheio – “Segurança é necessária para investir em turismo. A Fiern foi vitima da falta da segurança”.
De frente pro peemedebista, foi aos elogios e alfinetou sucessores: – “senador das àguas Garibaldi Alves, que esteve presente em todas as sabatinas. Pena que as coisas não continuaram no ritmo que ele estava fazendo” – numa referência a atual falta de saneamento e a não ampliação das adutoras (o que não condiz com a realidade).
Perguntas
Infraestrutura – Novo porto no RN: – “Precisamos de um novo porto. E sim, por que não um em Porto do Mangue, que tem uma falha geológica? O porto vai virar uma via de escoamento. Nós temos que pensar também na fruticultura, no pólo ceramista”.
Energia – energia eólica: – “Nós temos todas as condições. E por que não pensar também na energia solar?”.
Turismo – Copa 2014: – “Nós vamos escancarar as portas para o mundo. Nós temos que fazer vários investimentos, elaborar um calendário de eventos, divulgar massivamente o Estado”.
Indústria – desenvolvimento industrial: – “Daqui pra lá, cadê o avião? O aeroporto (Mossoró) está parado. Não tem homologação nos aeroportos de Mossoró, nem em Pau dos Ferros. Essa é a forma do investidor chegar mais rápido. Tudo isso passa por gestão e planejamento”.
Comércio e serviço - compras governamentais: -”Eu sou meio bairrista. Eu quero comprar tudo aqui dentro”.
Empreendedorismo – Cobrança antecipada de ICMS as MPEs: – “Pra mim, o mais importante é a geração de empregos, mas não podemos chegar de uma hora para a outra dizer que não haverá mais impostos”.
Educação – qualificação profissional: -”Os recursos de saúde, educação e royalties não podem ficar perdidos na conta única”.
Terminada a explanação, muitos aplausos.
