Só 35,3% das cidades do RN tem rede de esgoto
Publicação: 21.08.2010
Embora a Política Nacional de Saneamento Básico tenha determinado, através da Lei nº 11.445/07, que os municípios brasileiros implantem até dezembro deste ano o Plano Municipal de Saneamento Básico, apenas 35,3% das cidades potiguares - até 2008 - tinham rede de esgoto. O percentual nacional dos municípios que contam com o sistema é de 55,2%. A informação foi divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), que se baseou nos dados de 2008.
Criança caminha sobre pedras para não pisar em esgoto a céu aberto no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
O levantamento mostrou, ainda, que os municípios potiguares parecem não estar preocupados com a determinação nacional para criação do plano de saneamento. Segundo a pesquisa, no ano 2000 apenas 52 municípios possuíam rede coletora de esgoto. Em 2008 esse número passou para 59 cidades. Ou seja, um crescimento lento para um estado que possui 167 municípios.
A promotora do Meio Ambiente Gilka da Mata comentou que a pesquisa do IBGE está sendo divulgadaem uma época oportuna. "Saneamento básico está diretamente ligado à saúde preventiva. Pessoas portadoras de algumas doenças superlotam os hospitais quando tudo seria resolvido se existisse saneamento básico nas cidades", disse. Em outros casos, lembra a promotora, as pessoas não chegam a ser hospitalizadas, porém adquirem "doenças subclínicas" - diarreia, vômito e dor de cabeça -, mas que repercutem negativamente na vida pessoal e produção diária.
Gilka disse que nos últimos dias fez três vistorias em bairros que lhe chamaram a atenção: Alecrim, Centro e Planalto. "Encontrei rede de esgoto passando por dentro das casas das pessoas como se tudo fosse normal", ressaltou. A promotora acrescentou que para haver uma mudança significativa no setor é necessário que os municípios implantem o plano de saneamento. "Sem planejamento não é possível evoluir em diversas áreas essenciais como, por exemplo, a saúde", disse.
Água
A pesquisa mostrou também que todos os municípios potiguares são abastecidos por rede de distribuição de água, porém apenas 85 recebem água totalmente tratada, 78 são abastecidos por água parcialmente tratada e quatro ainda recebem água sem tratamento. O estudo mostrou que 24 municípios têm insuficiência de água no manancial, 26 deficiência na produção, 21 têm deficiência na distribuição e 28 alegaram problemas de seca ou estiagem.
Fonte: Erta Souza, da redação do Diário de Natal
=========================================================
"COMENTÁRIO"
Publicação: 21.08.2010
Nesta oportunidade seria muito oportuno o Ministério Público Federal averiguar o que estar acontecendo e solicitar todo o processo da licitação da Obra para analisar: As Empresas que participaram, orçamento, especificações, pagamentos efetuados a Empresa que executou a referida obra, laudos das fiscalizações que por ventura tenham realizado e uma vistoria completa em toda a obra na cidade por ser uma obra enterrada, pois o que os olhos não consegue ver, no bolso do povo dói.
Anteriormente as ruas e avenidas que estavam com calçamentos e asfaltos perfeitos hoje estão repletas de buracos sem uma solução por parte da Empresa para que o Sr Prefeito Francisco Bezerra Neto possa tomar uma atitude seria junto a Caixa Econômica Federal, em especial junto ao setor de Engenharia e Fiscalização para sanar a buracaria deixada pela referida Empresa nas ruas e avenidas que vem prejudicando toda comunidade Vicentina.
É uma imoralidade a situação das ruas e avenidas inclusive a situação da Av Senador Agenor Nunes de Maria que é a principal e que dar aceso ao centro da cidade.
Comenta-se nas esquinas das ruas e avenidas da cidade que tem muita sujeira por baixo dos panos que envolve o caso de uma retro escavadeira e outras coisas relacionada com a Obra envolvendo o ex-prefeito do nosso município.
Como se trata de verba Federal alocada para a obra, compete ao Ministério Público Federal dar uma grande checada, pois até a presente data não concluíram as obras nem entregaram a comunidade, como também não recuperaram as ruas e avenidas ficando todas repletas de buracos e o Sr Prefeito Francisco Bezerra Neto continua de mãos atadas sem poder agir judicialmente para sanar a situação do recapeamento do asfalto e dos buracos na cidade, não é verdade meu caro Prefeito?
Acreditamos que esta turma que estava no poder armaram tudo e entregaram ao atual prefeito todo o pacotaço de irregularidades dos oito anos da administração passada para que o mesmo assumisse tudo, pois esse é o ónus do acordo político que fizeram na campanha passada entre eles...
Este é um dos motivo que também acredito do porque do atual Prefeito não ter solicitado uma Auditoria do Tribunal de Contas do Rn ou não ter contratado uma Empresa Especializada em Auditoria Pública na época que o mesmo assumiu o cargo de Prefeito no dia 1º de Janeiro de 2009 com a saida do ex-prefeito.