segunda-feira, 8 de março de 2010



Mulheres ganham medalhas no Oito de Março

Dona Maria de Lourdes de Lima, Ildete Mendes da Silva, Edneuza Jones da Silva, Vera Lúcia Santana Melo de Castro, Caroline Maciel e Ana Tânia Sampaio foram homenageadas na prefeitura do Natal.


Publicação: 08.03.2010
Seis mulheres receberam a medalha de Honra ao Mérito “Nísia Floresta” nesta segunda-feira (8), no Palácio Felipe Camarão, como parte das comemorações do centenário do Dia Internacional da Mulher.

Em Natal, a programação é voltada para o combate à violência contra a mulher e segue até o dia 26, com palestras, shows e apresentações culturais, incluindo Feirinha de Artesanato (Semtas) e Campanha Fique Sabendo (Triagem sorológica de exame Anti-HIV), no Hospital da Mulher.

Conheça as contempladas:

Dona Maria de Lourdes de Lima ( Vó Renda de Bilro) é natalense. Tem 75 anos e há 68 é artesã. Ela mora na Vila Ponta Negra, onde realiza trabalhos que promovem a cultura local. Coordena grupo de Rendeiras da Vila e se destaca pelos trabalhos junto aos moradores da comunidade, valorizando e preservando o patrimônio cultural de trabalhos artesanais como a renda de bilro.

Ildete Mendes da Silva é bioquímica de formação; fundadora e coordenadora da ONG Canto Jovem, que procura motivar os jovens a buscar seus direitos sociais, sexuais e reprodutivos. É Coordenadora do Programa de Prevenção as DST/Aids, do municipal Consultora do SPE – Saúde e prevenção nas Escolas Natal/RN. Consultora pela Cedeca – Casa Renascer nas Formações para adolescentes e Jovens sobre Abuso e Exploração Sexual.

Ana Tânia Sampaio é doutora em Enfermagem e funcionária da Fundação Nacional de Saúde. Atualmente, assume a Secretaria Municipal da Saúde. Teve participação no processo de implementação do Sistema Único de Saúde no estado do RN. Além disso, ela é professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Facex.

Edneuza Jones da Silva se formou em Pedagogia pela UFRN e começou sua luta ainda jovem, em movimentos estudantis e grupo de jovens na igreja católica. Hoje, milita em duas frentes, a feminista e a comunitária. Como Promotora legal popular (PLP) sonha em erradicar a violência doméstica contra as mulheres. Ela é coordenadora colegiada (representando o Sinsrnat) no Fórum de Mulheres do RN. E na comunidade onde mora, a Redinha (praia da zona Norte), faz parte do Fórum Redinha, que luta pela infraestrutura do bairro e da segurança pública. Foi eleita com 92% dos votos para o Conselho Gestor do PSF/Redinha, onde é rondonista há seis anos.

Vera Lúcia Santana Melo de Castro é historiadora, professora e produtora cultural. Dirigiu o Programa de Animação Cultural-Programa Especial de Educação idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro – Secretaria de Estado de Educação e Cultura – Rio de Janeiro. Coordenou o Departamento de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro; os Distritos de Educação e Cultura da Secretaria municipal Educação do Rio de Janeiro; o Projeto Palco Sobre Rodas – Sec. Cultura e Esporte do Rio de Janeiro e o Projeto Cultura na Carioca – Secretaria de Cultura e Esporte Rio de Janeiro.

Caroline Maciel foi a primeira mulher a assumir o cargo de Procuradora da República do Rio Grande do Norte.