Cezar Peluso assume a presidência do STF
Da Agência Brasil, em O Globo:
Publicação: 10.03.2010
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) escolheu nesta quarta-feira o novo presidente da Corte para um mandato de dois anos. Pelo Regimento, disputam a presidência e a vice-presidência os dois ministros mais antigos ainda não eleitos. Assim, o ministro Cezar Peluso vai assumir a presidência; o ministro Carlos Ayres Britto fica com a vice. A posse está marcada para 23 de abril.
De perfil discreto, Antonio Cezar Peluso tem 42 anos de magistratura. Primeiro ministro nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma escolha considerada técnica, assumiu uma vaga no STF em junho de 2003. Desde então, tem defendido a Constituição com rigor.
Como relator do pedido de extradição do italiano Cesare Battisti, o ministro considerou ilegal o refúgio concedido ao ex-ativista político pelo governo brasileiro e apresentou um voto de 151 páginas a favor da extradição. Foi acompanhado por outros quatro ministros na extradição, mas foi vencido quando o Supremo decidiu que o presidente da República pode não seguir a decisão da Corte.